quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Constatação

Há coisas que não mudam. Nem com a passagem do ano.
Eu sei que não é uma constatação extraordinária. É apenas uma frase feita, tudo bem. Mas se foi feita é para se usar.
Isto porque uma das coisas que não mudam são as minhas manias parvas. Eu tenho algumas manias parvas. Bem, tenho muitas. Quem não as tiver que atire a primeira pedra. Já chega.
Gosto de música. Gosto de comprar CDs e construir uma colecção bonita. Mal compro um, a primeira coisa que faço é rasgar o plástico e abri-lo, folhear o livrinho 9 vezes, mesmo que já o conheça. É salutar, não? Pois bem, parvoíce, entrai!
Neste Dezembro que acabou, talvez imbuído de um certo espírito consumista, comprei uma meia-duziazita de álbuns, todos partes integrantes da (minha) História da Música, os quais já ouvi (quase) todos uma carrada de vezes, com júbilo e contentamento.
Mas ele houve um CD, que comprei na última 4ªfeira de 2007, que hoje, uma semana depois, ainda não consegui ouvir. Não é por estar estragado, não é por estar arrependido, nem sequer por falta de tempo. A razão é bem mais ridícula que isso.
É que ainda não o abri! Não lhe rasguei o plástico todo, naquela sofreguidão tão habitual.
Não o abri porque tenho pena! Nunca na vida me tinha acontecido tal. Olho para ele, aqui à minha frente a fazer de ‘bibelô’ e vejo naquela coberta plastificada uma mística e uma solenidade que na minha insana mente perder-se-á, quando o abrir. Francamente!


Em questão está o mais-que-absurdamente-magistral 1º LP dos Arcade Fire, “Funeral”(2005), que não apelido do melhor álbum (so far) do séc XXI, porque não tenho a memória tão curta e há outras rodelas de plástico que me fazem pensar duas vezes, pelo menos. Mas é tranquilamente, isso sim, o melhor CD dos últimos três anos. E por isto tudo e por nada e porque sou cheio de manias parvas (que é uma maneira gira de dizer que sou tonhó), ainda está por abrir. Até quando? Porra, não sei. Vale ser assim palerma? Não é penalty?
E pensam vocês, ‘Fosga-se, que dilema de merda. E perdi eu 2 minutos a ler isto.’
Para salvaguardar esse mui legítimo azedume, fica aqui um videozinho do dito cêdê. :)
Bom '08!

1 comentário:

Dezperado disse...

Isso é um grande grande grande album Zé...
Quando comprei a coleçao dos Radiohead, tive a olhar para esse... :)

Abraço