quinta-feira, 29 de março de 2012

We Bought a Zoo... and it was full of PJ references.

"We Bought a Zoo" é um filme engraçado, demasiado "feel good" e familiar para almejar a algo mais. Mas estou certo que era mesmo isso que Cameron Crowe queria. Poderia ter dado mais densidade às personagens e por inerência à própria história, mas a preocupação em contá-la bem terá sido mais importante. É um 7/10 literal, sem qualquer casa decimal.  
Mas atenção, onde Crowe brilha e domina é na utilização da música nos seus filmes. Na medida certa, na altura exacta, e sempre com uma escolha impecável de canções e artistas. 

A parte instrumental ficou a cargo de jónsi, dos Sigur Rós, com quem já tinha colaborado em "Vanila Sky", e Mike McCready, esse mesmo, o super guitarrista dos Pearl Jam, que escreveu 3 canções para o filme. 

Mas as ligações com os PJ não se ficam por aqui, não fosse o documentário sobre a banda o projecto de Cameron anterior a este filme. Era demasiado óbvio e até algo exagerado meter os Pearl Jam na banda-sonora do filme, depois de ter feito 3 documentários sobre eles (procurem na net os DVD 2 e 3 da edição deluxe do PJ20, pérolas!). Mas, as referências estão lá. 
Desde logo, dar o nome de MacCready a uma personagem. Nuff said. A seguir, "Hunger Strike" dos Temple of The Dog, que mais não eram que os Pearl Jam + Chris Cornell, que ecoa no escuro mesmo até à parte em que entra Eddie Vedder; por falar em EV, a escolha de "Don't Be Shy" de Cat Stevens, também não foi à toa, pois o CC sabe bem que o Eddie faz uma versão espantosa, como muitas que têm recebido o seu toque de Midas, dessa canção. Também "Cinnamon Girl" do tio Neil Young, verdadeiro padrinho dos PJ, canção várias vezes tocada pela banda como muitas outras do rei do rock canadiano, entra nesta corrente de referências. E das que consegui encontrar, esta é um verdadeiro "ovo da páscoa." Quando a personagem de Matt Damon está a recordar a mulher falecida através de fotos deles guardadas no computador, há uma foto em que ele tem uma t-shirt de Pearl Jam, esta aqui

Com isto tudo, quase que me esquecia. O filme também tem a Scarlett Johansson, que é razão mais que suficiente para ver o filme. E belos animais. 

Sem comentários: