quinta-feira, 1 de março de 2012

Questão Universal: Qual o melhor Super Herói de sempre?

O Público noticiou aqui que os leitores da revista "Comic Heroes", especializada em BD, elegeram como o melhor super herói de sempre o Batman, seguido do Homem-Aranha e com o Super-Homem a fechar o pódio. Eu não concordo, mas compreendo. Julgo até que o primeiro lugar do homem-morcego em muito se deve à sua relativamente recente exposição por via da magnífica revitalização de Christopher Nolan nas duas últimas adaptações cinematográficas. 
Eu cresci a ler muita BD, hábito que fui perdendo a partir da segunda metade dos teen years, e hoje mentiria se dissesse que acompanho edições novas de qualquer autor ou herói(s). Ainda assim, em termos de comics americanos, principalmente dos dois grandes universos DC e Marvel, li praticamente todas as personagens e assim sendo, encontro-me em condições de escolher o meu melhor super-herói de sempre. 
Dir-se-á que o meu eleito nem sequer é um super-herói no sentido estrito, sendo um dos melhores exemplos da estética do anti-herói, mas também o que dizer do Batman, que está em primeiro no sufrágio supramencionado? Se esse é um super-herói clássico, de valores nobres, correcto e altruísta, vou ali e não volto. 
Como tal, e abreviando a conversa, o melhor super herói de sempre para a minha pessoa é o Wolverine, uma das personagens mais intensas e originais, com uma personalidade muito vincada e com uma das mais interessantes mitologias por trás. James "Logan" Howlett forever!

"I'm the best there is at what I do. 
But what I do isn't very nice."


11 comentários:

Loot disse...

Nos últimos anos o Logan sofreu muito de sobre-exposição. Sendo a personagem mais popular dos X-Men estava em todo o lado e nem sempre da melhor forma.

Mas é uma grande personagem, desde o seu mítico aparecimento no Hulk até agora, muita coisa aconteceu. É o emu X-men predilecto, mas super-herói, tendo a concordar com o Batman (se deixarmos escapar que não é "super"). E não é pelos filmes ele simplesmente tem as melhores histórias.

Ruca! disse...

pensei nisso enquanto escrevia mas dps no fim não o mencionei. é que o batman nem é super, pq o bruce wayne por muito boa forma física que tenha, se lhe aparecem 4 porteiros dos bares do cais do sodré com tacos de basebol, o gajo não se safa. :)
julgo que a minha fase áurea de leitor de comics (algo entre 90 e 97) nao coincidiu com uma boa fase do morcego, tanto a nivel de historias como de desenhistas. recordo-me de muitas revistas com um traço demasiado angular, com um exagerado uso do contraste sombra/luz... enfim. com isto tudo, não quero dizer que não goste do batman. é um grande, mas o wolvie é maior. :D

Não Matem a Cotovia disse...

Curiosamente, a minha opção também seria o Wolverine (cresci a ler as Bd do meu irmão). Sendo a super-heroína, sem dúvida, a Jean Grey, fabulosa Fenix.
Ao contrário de personagens como o super-homem, eles lutam contra o seu lado negro. Tornam-se mais humanos e fascinantes por isso. Podem ser belos e terríveis, bons e doces.

Loot disse...

Helena é preciso ver que o Super veio anos antes da Jean e companhia.

Os X-men foram excelentes a vários níveis, a mostrar heróis com falhas e a dar poder às mulheres. Trouxeram algumas das personagens femininas mais fortes neste universo. Além da Jean temos a Storm, etc.

Mas o Super é o 1º super herói ele abriu as portas, quando os X-Men surgiram já havia muita coisa. E no início sim era perfeito e foi afectado por diferentes fases ia desenvolvendo-se juntamente com a mentalidade do mundo.
Hoje em dia o Super é diferente daquele que nasceu em 1938.

Nem sequer é das minhas leituras favoritas mas é uma referência antes dele não havia nada. E hoje em dia o número de personagens que pega no molde dele é vastíssimo. Gladiador, Captain Marvel, Martian Manhunter, Apollo. O mesmo vale para o Batman.


Ruca em datas não sou muito bom, sei que os 80 foram excepcionais para ele. Dos anos 90 assimd e repente lembro-me do Long Halloween que é bestial :)

DO wolverine um dos meus favoritos continua a ser a Origem.

Desculpa se me alonguei é um tema que me interessa particularmente lol

Abraço

Ruca! disse...

pois, o superhomem acaba por ser o pioneiro e o modelo do superheroi tipico, que foi e ainda é copiado.

mas ainda bem que o paradigma evoluiu e foram-se criando "heróis com falhas", como disseste. para mim, esses sempre foram os mais cativantes, pois mostravam uma dimensão e densidade humanas bem mais demarcadas, em contraste com as personalidades mais "mr. perfect" de um superhomem ou mesmo do aranha.

para mim, um dos melhores focos de tensão nos x-men sempre foi o do wolvie com o ciclope, que para além do peso do óbvio triangulo amoroso em que estavam inseridos, mostrava na perfeição essa dicotomia entre o tipo responsável, correcto e líder agregador que era o scott summers e o renegado, independente e quase anti-social que era o logan...

loot, não te alongaste nada. é um prazer ler alguém que sabe do que fala. eu próprio estou espantado com o quanto estou disposto a falar de bd, um mundo que veio perdendo força nas minhas prioridades, e que em dias como o de hoje, me faz pensar se fiz bem em deixar de ler comics diariamente. :D

Loot disse...

É verdade, até em coisas simples como fumar (Logan, Gambit).

E penso que o Northstar foi dos primeiros heróis gays na BD, talvez o primeiro de entre a Marvel e DC (não garanto). Não que isto tenha a ver com defeitos, mas foi um tópico sensível a dada altura.

Mesmo sendo o Superman de hoje diferente ainda há pouco houve barraca porque saiu uma capa com ele a beber cerveja e não podia ser, tiveram de substituir por refrigerante uma vez que é o Mr. Perfeição, enfim.

Mas o Aranha não é tão perfeito assim, nisso a Marvel esteve muito bem.
Aliás acho que o Aranha é o primeiro super herói que falha em salvar uma vida a da namorada. Esse acontecimento foi histórico na BD, há quem diga que é o momento em que se transita da idade de ouro para a de prata :)

Loot disse...

Já agora se quiseres voltar aos maus hábitos a nova série mensal do Batman pelo Scott Snyder está muito boa ;)

Anónimo disse...

Bem o melhor super herói não é = ao nosso super-herói preferido! "Numa luta quem é que ganhava ? O Super-homem ou o hulk ? O Thor ou o super-homem ? O Hulk ou o Batman ? e nunca mais saíamos daqui : )
Eu sou e sempre fui fã do Wolverine que como já disseste "ok não é bem um super-herói" : ) tb tinha um fraquinho pelo Colossus - herói bem educado - quando apareceram os miúdos X-Men, sempre quis ser a Storm mas a d o ra v a o DareDevil, até ver o filme e pensar wtf ?? desde quando é que o DareDevil é gordo ?? um mau filme pode dar cabo de toda uma boa gavetinha de lembranças que tinhas das BD's que lias : )
Tenho saudades de ler BD's já lá vão mais anos do que eu quero me lembrar.

Catarina

Ruca! disse...

de facto a catarina levanta uma questão semântica interessante. poder-se-ia considerar a votação como a eleição não do nosso herói favorito mas aquele que imparcialmente consideramos como o mais forte e mais capaz de vencer numa batalha contra outros brutos dos comics.
mas julgo que não foi esse o entendimento de quem respondeu (e quem criou, talvez) á pergunta. pois se fosse, o batman ficava em 45º. quem é que dos grandes super-heróis, já nem vou falar dos vilões, não dava uma coça num gajo vestido de preto com uma carrada de "brinquedos" prontos para matar, uma espécie de inspector gadjet gótico, mas sem qualquer poder extra-humano? não todos, mas muitos certamente.

e quanto às adaptações ao cinema, sem dúvida que podem dar cabo de uma personagem. o que se passou com o daredevil é um belo exemplo. o próprio wolverine se n tivesse sido a trilogia dos x-men teria ficado muito mal com o filme em nome próprio, que é fraco e acima de tudo falso, pois aldraba a história toda e estraga tudo. até o próprio superhomem já teve uma meia dúzia de filmes e todos juntos quase que não fazem um, se calhar tirando o 1º de todos que é o menos mau de todos, mas não é um grande filme. o próprio batman andou pelas ruas da amargura no calvário entre burton e nolan. o spiderman para mim tb nunca me convenceu. tenho o aranha no meu top 3 mas e adoro o willem dafoe mas logo no 1º filme o seu green goblin fez-me vomitar. a partir daí foi sempre a descer. o que dizer tb dos filmes do hulk, da catwoman, motoqueiro fantasma ou justiceiro, tudo chouriçadas do pior?
recentemente houve alguns filmezinhos melhores, como os do iron man, que nao estao nada maus, principalmente o 1º, o do thor tb está bom, em contrapartida e em vista do filme dos avengers, o do capitao america está ridiculo.
enfim, a adaptação ao cinema é uma roleta. pode sair bom, mau, médio, horrivel, etc.

(aquele momento em que me apercebo que este comentário é maior que 70% dos meus posts :D)

Loot disse...

Já agora pegando na semântica, o super-herói mais poderoso não é necessariamente o melhor. Há todo um código de honra. Aí o Super será o Mr. Perfect.

Nos super-heróis mais poderosos meto o meu dinheiro no Silver Surfer :D

tadeu disse...

que luxo ler estes comentários.
a votação recairá sempre no mais popular. toda votação é assim, mas pelo menos, é um bom vencedor, no contexto e opções que foram dadas neste questionário.
a maioria das coisas que li foram novelas gráficas. bd´s mesmo, "de uma ponta a outra" só do aranha e mesmo assim, gostava de ter tido este bichinho mais cedo.
mas ainda bem que há blogues e partilha de idéias bem construídas.