domingo, 16 de dezembro de 2007

Scotland Yard

Deve existir algo no ar que se respira em Glasgow.
Tem de haver qualquer coisa que explique a quantidade de boas bandas que têm saído daquela cidade escocesa nos últimos anos.

Desde os Belle & Sebastian ao The Cinematics, dos Snow Patrol aos Camera Obscura; a lista é grande e suficientemente abrangente para agradar ao menino e à menina, aos singelos ouvintes FM, aos mais apurados melómanos, até mesmo aos pseudo-intelectuais da música, aqueles que lhes faz comichão admitir que gostam de uma banda que mais de 8 pessoas conheçam.

E não, não me esqueci de mencionar os Franz Ferdinand, sem dúvida os meus preferidos.Mas não são eles o alvo do presente empreendimento. Mas é a partir deles que lá chegarei pois foi partilhando o palco com a banda de ‘Take Me Out’ no Lisboa Soundz em 2005 que estes nos visitaram pela última vez.

Falo dos Mogwai. Um dos expoentes máximos do denominado post-rock, criadores de ‘canções’ envolventes e atmosféricas, capazes de alternar entre momentos da mais doce melodia e abrasivos riffs de guitarra plenos de distorção, dando uma densidade às suas músicas que nos faz esquecer a importância das letras e dar atenção à música propriamente dita.

Apesar de uns furos abaixo dos anteriores CDs, (por exemplo ‘Rock Action’ de 2001, na minha humilde opinião o seu melhor álbum) os Mogwai lançaram em 2006 ‘Mr Beast’, onde se encontra esta pérola, para mim a melhor do álbum. E ainda mais com referência a essa cidade que quero visitar já!
Mogwai – Glasgow Mega-Snake

10 comentários:

Hydrargirum disse...

Os Mogwai não conhecia...

Mas em Glasgow, não é o ar que se respira...é o tempo cinzento, mais a chuva e o frio...e o facto da cidade ser feia e pequena, que faz com que as pessoas fiquem "indoors" e componham....

Bebem e compoem...para dar largas às almas!:)

Ruca! disse...

oh hydra paaaaaa, n me mandes o sonho por água abaixo. :)

mas obrigado pelo 'insight'.
porque criar expectativas altas é mau pó coração.

abraço.

Leila* disse...

Eu também não conhecia os Mogwai, e confesso que perdi a vontade de conhecer Glasgow! ehehe estou a brincar, mas a descrição do Hydra desanima qualquer um...

Biju lobo*

M disse...

Oh! Mogway é formidável! Não conhecia era este vídeo! Obrigado!
Adorei as guitarradas! :)
Beijinhos e e boa semana!

mik@ disse...

muito bom :)
oh ruca posso ir ctg à escócia? sem dúvida que é dos países que gostava de ir :) pleaseeeeeeeeeeee
(olha que eu faço aqui um berreiro descumunal e arranho-te todo... :))

master-hydra tu não digas mal da escócia ou entao, eu chateio-me! :)

+ disse...

Boas tardes =)...sou da opinião do Hydra...mas não deixo de sonhar só com essa cidade, mas com toda a Escócia. Gosto de Mogwai, ainda bem que os referiste...já estão a tocar nos headphones ^-^ ...melhores que Mogwai só mesmo Mono e EXplosions in the Sky...são divinais.

Ruca! disse...

vamos embora! tudo para glasgow!

a partir de abril até temos easyjet faro - glasgow a 30 euros. :)

miss, 'all tomorrow's parties festival 2008'?

ciao tutti

Maria disse...

oooh e nao quer mais nada, o menino? ;) *

Dezperado disse...

Prefiro os Franz Ferdinand... ;)

Dezperado disse...

Prefiro os Franz Ferdinand... ;)