segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Infinita Tristeza

Que o Natal já não é o que era, já eu sei há muito tempo. Aliás, acho até que já tinha acabado quando eu nasci.

O Natal da minha geração significa despesas. Não vale tentar escamotear esta premissa com a 39ª reposição do “Música no Coração” no dia 25 e o Natal dos Hospitais umas semanas antes. E escusam de dar a missa do galo porque isto não tem nada a ver com o Cristo.

Tem a ver sim, com gastar dinheiro; e eu até consigo perceber que a esmagadora maioria do bom povo faça das tripas coração para poder oferecer prendas à família e aos amigos todos e até aqueles com quem não podem nem com o cheiro mas que fica bem oferecer qualquer bodega num embrulho catita.

Afinal vivemos numa sociedade capitalista de consumo em que o materialismo conta muitíssimo e onde é difícil manter o monstro fora de portas. É assim que as coisas funcionam no chamado ‘ocidente’.

Mas o que me leva a escrever o presente decreto-lei não é tanto esse lado do Natal. É sim algo muito mais repugnante e viscoso, que infelizmente se prolonga todo o ano e que estranhamente encontra nesta quadra uma das alturas melhores para o ‘negócio’.

Estou a falar do circo.

Estou a falar desse campo de concentração itinerante que monta um suposto espectáculo à custa do sofrimento e da ignomínia de dezenas de animais; e assim chupa mais uns euros ao bruto povão que aplaude com cara de gente parva uma meia dúzia de reflexos condicionados apreendidos pelos pobres bichos, após semanas, meses, toda uma existência de cruéis maus-tratos e agressões em condições de vida no limite da sobrevivência.

Ursos dançantes no Circo Soledad Cardinali. Um número de circo em que a ridicularização dos animais é o aspecto central.

Logo por manifesta pouca sorte, tenho aqui à beira da porta, num raio de 4km, dois dos mais indignos representantes dessa indústria do terror. No recinto onde se faz o SBSR temos a tenda branca mas nada pura e inocente dos Cardinalli, essa família de carniceiros. Ao lado da Gare do Oriente está montado o Chen, outra dinastia de pérfidos assassinos.

Pónei extremamente magro mantido no Circo Chen 2.

Para estes animais a época do Natal é sinónimo de humilhações físicas e morais diárias. Não há fins-de-semana nem folgas, só agonia e opressão.

Escusado será dizer que era giro se quem perdeu o seu tempo a ler isto até aqui, boicotasse este espectáculo que de espectacular não tem nada e que tentasse dissuadir alguém um pouco mais pobre de espírito que estivesse a pensar financiar com a compra dum bilhete, tamanha afronta aos direitos dos animais.

Não sou demagogo nem utópico, não almejo à extinção de todos os circos; desejo sim sensibilizar alguém para este problema e se evitasse que uma pessoa deixasse de ir ao circo, ficava mesmo contente.


As fotos e os comentários às mesmas são da autoria da Animal.
Para a cruel verdade em fotos e vídeo, seguir o link.



9 comentários:

mik@ disse...

acho que a ultima vez que fui ao circo foi na primária e nem gostei muito... chovia pra caraças.
concordo com a tua posição. maltratar assim os animais enfim...
que fazer

Leila* disse...

Confesso que sempre fui ao circo em pequena, porque ainda hoje a minha mãe gosta muito "daquilo". Não é de certeza o meu programa favorito.. a não ser que seja o Cirque du Soleil =)

Estou quase quase a tornar-me vegetariana à tua pala!! Estas influências grrrrr

Biju lobo*

Dezperado disse...

Quando era pekeno klaro k ia ao circo zé, mas confesso k a minha opinão mudou um bokado desde essa altura. Para além do circo não significar grande coisa para mim, também nao acho correcto a forma como tratam os animais... Por isso é que eu vou ao Cirque du Soleil dia 2 de Dezembro (nao ha animais pa ninguem)...

Ja agora, uma pekena provocação para ti, meu ganda urso:
- Nao é no teu clube de futebol (Os Belenenses) que o treinador da equipa é conhecido por Jorge Jesus - "O Domador de Feras"???? ahahahah

Ganda Ze Farol que me saiste
Hasta

Ruca! disse...

pá zé simples, eu nunca ouvi chamarem isso ao jesus, mas no teu clube da ditadura é que um domador dava jeito. tens lá aquele anda a partir pernas a escoceses e tal.

olha dia 2 de dezembro vai-te cair muita mal esse soleil.
pois as 18h30 vais ser maltratado plo fortissimo.
acontece a tds, n te sintas mal.

Hydrargirum disse...

A parte "39ª reposição do “Música no Coração” no dia 25 e o Natal dos Hospitais"...partiu-me completamente a rir!!!!...
E olha que no estado em que estou é bem dificil de rir e fungar ao mesmo tempo!lol

Eu nunca gostei de circo...não sei pq...
E saber que eles tratam os animais assim...ainda menos gosto!!!!

+ disse...

é bem dito! =)
quando era miuda fui mto ao circo,houve anos que chegou a ser duas vezes seguidas por Natal (os bilhetes eram oferecidos) perguntas tu se curtia aquilo...nem por isso. recordo-me que adorava o mega lanche mais extras doces, e que questionava o porquê das gargalhadas dos palhaços cliché e dos aplausos ao medo dos leões...para mim aquilo era tortura. recordo-me que uma vez pus-me a chorar porque queria o meu pai (eu que sempre fui menina da mamã, e esta encontrava-se ao meu lado).

M disse...

Nunca fui grande apreciadora de circo. Lembro-me de ter ido 2 ou 3 vezes quando ainda era demasiado nova para ter poder de escolha.
Também me doi a alma quando penso nos pobres animais, vítimas de maus tratos, mal alimentados e etc... Mas que fazer? Eu trato os meus animais domésticos como se fossem humanos (sim, também falo com eles), e reajo quando vejo alguém tratar um animal à minha frente, será que chega? Não.
Mas fazer o quê?

Anónimo disse...

O admistrador deste blog nao deve saber o que diz.... eu sou do circo e nos nao fazemos nd disso...

Unknown disse...

hehehehehe isto só me da vontade de rir, eu tenho 5 dedos na mao e nenhum é igual porque sempre nos poem todos no mesmo saco eu sou artista de circo e proprietario do mesmo felizmente nao nesse pais de .........
trabalho, recupero e salvo animais ha varios anos e nunca jamais tratei um animal dessa forma que dizes nem sou nenhum assasino como muitos dizem se vou fazer igual ha uns dias deu aqui no meu pais no telejornal que um pedofilo foi apanhado por falar no seu blog..... (espera eu estou num blog de um gajo que nao sabe o que fala e que eu nao conheço de nenhuma parte tambem deve de ser pedofilo) por regra deveria pensar igual mas nao porque lá porque tens um blog nao quer dizer que sejas igual a um assasino de crianças para ti só tenho umas palavras.
before you judge me, try hard to love me.

convido-te a entrar no meu facebook para veres um artista com os seus animais, mas eu sou um artista nao me faço simplesmente chamar de artista
http://www.facebook.com/album.php?aid=56828&id=1664713005&l=d5c66e8404

já agora a foto do poney que tens ai eu estive com esse poney nao estava mal tratado era um poney já velhote por muito tratamento que se lhe possa dar estava a chegar a hora deve como tudo na vida mas ao contrario do que muita gente pensa que como já nao serve para trabalhar deitamos os animais fora nada disso tratamos deles ate ao ultimo respiro.