quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Where are your friends tonight?

E está aí o trailer de "Shut Up and Play The Hits", o documentário da dupla Southern/Lovelace (responsáveis igualmente pelo doc sobre os Blur "No Difference Left To Run", que ainda não vi) que se debruça sobre o fim dos LCD Soundsystem, acompanhando o seu líder James Murphy durante 48 horas, antes durante e depois do último concerto da banda no MSG de Nova Iorque, aquele concerto para o qual se venderam 20000 bilhetes num par de horas e que no mercado negro ascenderam aos milhares de dólares. 
Os LCD Soundsystem, que no fundo eram James Murphy e uns amigos a acompanhar, são uma das bandas da década, certamente um dos melhores projectos de bom rock dançável de sempre.
Tive a oportunidade de os ver por 3 ocasiões, e ao vivo conseguem ser poderosos e imaginativos, muitas vezes com as canções a desembocarem em jam sessions enormes capazes de transformar um recinto de um festival numa enorme pista de dança. A intensidade da 1ª vez ainda na tenda secundária do Sudoeste em 2005 com um JM completmente hiper-activo (o final com "Yeah" a demorar uma meia hora mas que poderia ter durado até de manhã que ninguém diria nada), o apogeu em 2007 como headliners no SBSR com 2 discos na mala, uma bnada sólida por trás e um alinhamento cheio de êxitos fortíssimo, à despedida morna no Alive de 2010, aqui a tocarem depois de Pearl Jam, o que era óbvio ser um erro de alinhamento inqualificável, pois não dá para subir mais a fasquia depois de EdVed e companhia abandonarem um palco. Resultado, tocaram uma hora só para eles, muita improvisação, pouca interacção (o público também era pouco, a debandada foi geral após os últimos acordes de "Yellow Ledbetter") que terá desiludido quem só os viu dessa vez. Eu guardo as melhores memórias, e estou muito curioso para ver este documentário. Talvez o IndieLisboa o consiga estrear cá antes do tempo, lá para Abril.

Sem comentários: