segunda-feira, 15 de novembro de 2010

'Gosto' post-mortem

Morreu o Sr. do Adeus e de um momento para o outro: tudo grandes fãs dele, mesmo que nunca tenham passado por ele uma única vez ou nem sequer tenham ouvido falar dele antes, que interessa isso?. A ideia de muitos é:
"Para se falar tanto da morte então é porque é bom. Vou já aderir aos grupos do facebook, vou meter um vídeo, uma foto, oooooh que pena, gostava tanto dele... ! Mas só esta semana, para a semana volta-me a ser totalmente indiferente como era antes, que isto de ser mega-fã de tudo aquilo de que se fala não me dá tempo para fazer o luto, ok?"
Eu naturalmente que nutro alguma simpatia pelo personagem João Manuel Serra, cruzei-me com ele um par de vezes e li outro par de vezes as suas reviews de cinema no "seu" blogue, perfeitamente de leigo mas muitas vezes mais assertivas que as de muitos supostos críticos de cinema, e claro que não me alegra o seu falecimento.
Mas convenhamos que bajular ao nível de uma semi-divindade um homem de 80 anos que nunca trabalhou na vida pois vinha de famílias endinheiradas e que era famoso tão somente por ir para um cruzamento dizer adeus aos carros, é de facto bastante exagerado para não dizer completamente imbecil.
Que merda de traço cultural é o deste povo que ignora as pessoas em vida para as idolatrar depois de mortas? E isto independentemente do mérito ou valor do falecido. Basta morrer para se ser bom. Para um português, nunca morre ninguém que não preste. Para nós, os mortos são todos bons.

6 comentários:

Dora disse...

Eu por acaso só o conhecia pela alcunha mas gostava de saber quem foi ele. Eu sei que posso googlá-lo, mas gostava que me dissesses, se quisesses...

Ruca! disse...

Dora, não sei muito dele. Sei o que li, que era de boas famílias, que vivia num palacete que era da avó e que nunca precisou de trabalhar. de há uns anos para cá viu-se sozinho na vida e para combater a solidão começou a ir para o saldanha dizer adeus aos carros que passavam.
estou certo que 80 anos de boa vida terão muito mais para contar, é esperar pelo livro que algum espertalhão já deve estar a escrever.

Ruca! disse...

pode parecer, mas este n é um post sobre o sr. do adeus.

Dora disse...

Mas falaste em critico de cinema, ou li mal?

Rachelet disse...

Damn, não sabia que o Celestino (durante anos, foi esse o nome que dei a essa personagem que me saudava sempre que iniciava as minhas noites de sexta, ali ao passar por ele em Picoas de carro) tinha incorrido pelas lides blogosféricas.
Irei cuscar. Pena que já não me possa responder...

Ruca! disse...

Dora, o sr. do adeus desde 2003 que ia todos os domingos ao corte ingles ver um filme na companhia de 2 amigos, os realizadores filipe melo ("mundo catita" e argumentista da curta de terror "I'll see you in my dreams" e tiago carvalho ("a lei dos outros").
a sua opinião era reproduzida no blogue senhordoadeus.blogs.sapo.pt/.
não lhe chamaria critico de cinema.

Rachelet, eu pensava que ele se chamava Zé.