terça-feira, 9 de novembro de 2010

Fomos invadidos

A China acabou de invadir Portugal e nem uma gota de sangue foi derramada. Impecável.
Tempos houve em que dávamos no focinho a muito mouro e espanhol por estas terras del rei, em que dominávamos meio mundo sem matar muito índio, éramos grandes, ricos e malcriados.
Depois, cansámo-nos disso. Começámos a gastar mais do que aquilo que tinhamos, a perder fulgor no além-mar, abrimos o cuzinho aos ingleses e a partir daí, somos uma puta (des)barata(da).
Principalmente, desde o 25 de Abril, Portugal tem sido invadido e conquistado constantemente. Vítimas fáceis do colonialismo cultural e económico dos EUA, shopping centers, fast foods, jeans e madonnas, vendemos o país aos interesses privados, espanhóis e não só, nas telecomunicações, banca e serviços de toda a espécie, somos o cachorrinho com trela curta de toda e cada organização económica supra-nacional deste mundo (UE, BCE, FMI, etc.) e agora ainda somos sodomizados sem óleo pelas agências de rating e pelos especuladores financeiros.
Mas será que hoje ainda se pode falar em independência, quando as medidas a tomar por um governo de um país são impostas por grupos económicos e por organismos estrangeiros? Que raio é esta União Europeia, senão uma fachada para defender os interesses das grande economias europeias, espezinhando as restantes? Onde está o sonho de uma Europa fraterna, fortalecida na união da sua multiculturalidade?
Tanta merda que correu mal, tanta pergunta sem resposta.
Não sei do que estou a falar, mas para mim, a conclusão a tirar desta "crise" é esta: têm de tirar poder e capacidade de 'lobby' às instituições internacionais e ao sector financeiro, devolver a soberania aos países sobre si mesmos e diminuir a influência dos privados nas esferas de tomadas de decisão. Resumindo, menos Europa, mais Portugal, menos Privados, mais Estado.
Mas como isto está preparadinho para vir aí o PSD com o seu líder com tiques de fascista, será precisamente o contrário a acontecer, pelo que seguiremos sendo a pega mais resminga dessa rua do intendente que é este mundo.
A programação habitual segue já a seguir, obrigado.

3 comentários:

Anónimo disse...

já partilhei :) gostei!

Very Best Hug, amribeiror

tadeu disse...

o idealismo é uma coisa muito bonita de se ver...pelas costas.
a programação habitual já assusta...

Dora disse...

E mesmo assim ficámos sem saber onde é que os gajos são enterrados.