domingo, 10 de outubro de 2010

Saturday Night Live 35 - Actuações Míticas

Esta segunda-feira comemoram-se os 35 anos do primeiro Saturday Night Live (11/10/1975), programa de variedades da cadeira americana NBC que ainda dura e que se pauta por um misto de sketchs cómicos, entrevistas e actuações ao vivo, com um apresentador diferente todas as semanas.
Muitos actores como Dan Aykroyd, Bill Murray, Eddie Murphy ou Robert Downey Jr. começaram a carreira fazendo parte do cast do SNL e virtualmente todas as grandes bandas e artistas das últimas 3 décadas e meia passaram pelo palco dos estúdios do 30 Rockefeller Plaza.


Algumas das actuações são hoje perfeitamente históricas, (estas que se seguem) pela polémica que causaram, como a de Elvis Costello que em 1977 substitui os Sex Pistols à última hora no programa e desrespeita o acordado e toca a canção "Radio, Radio", cuja letra era uma crítica feroz às estações de rádio (And the radio is in the hands of such a lot of fools tryin' to anaesthetise the way that you feel...),


o sacrilégio de Sinead O'Connor em 1992, durante o qual esta rasga a foto do Papa João Paulo II no fim do seu manifesto "War" aconselhando a "fight the real enemy",


-


ou a dos Rage Against The Machine, que em 1996, em protesto pela presença do bilionário e ex-candidato presidencial  republicano Steve Forbes como host do programa, colocam duas bandeiras americanas invertidas antes de "Bulls on Parade",



retiradas a tempo pelo staff da NBC mas que levaria a que os RATM fossem expulsos do programa e não voltassem para tocar a 2ª canção que estava combinada ("Bullet in the Head"). Não sem antes Tim Commerford, baixista da banda, entrar pelo camarim de Forbes e rebentar aquilo tudo, empunhando uma das bandeiras americanas em causa.

Outras performances míticas ficam para um próximo episódio.

3 comentários:

tadeu disse...

buenas.
não faltam escolhas para ilustrar teu post, mas está bem representado.
lembro da sinead o´connor, depois desta situação, cantar no madison square garden, debaixo de vaias e a sair em prantos. anos mais tarde, encontra-se com...o papa e nunca mais foi a mesma.

rage...só estes rapazes valem um blogue... :)

boa semana :)

Helena Magalhães disse...

Não conhecia esses por acaso. Faz-me lembrar a situação caricata dos Muse no programa italiano que, obrigados a fazer playback, trocaram os seus lugares na banda e a apresentadora, burrinha coitada, não sabia e esteve a falar com o vocalista achando que era o da bateria lool lindo! E toda a gente a rir!

Ruca! disse...

tadeu, sim há mais, mas estas foram das + polémicas.

helena, essa dos muse é boa. mas tens de ver a dos nirvana no top of the pops (programa ingles) a "tocarem" a smells like teen spirit e a gozarem com o facto de tb terem sido obrigados ao playback. cobain em grande.