sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Wanna go for a riiiiiiiiiiiiiiiiiide?

Se há alguém que em 2011 se pode vestir à 90's com long sleeve shirt preta e umas calças pelo meio da canela com umas meias às riscas a tapar a perna entre a calça e as clássicas doc martens esse alguém é Billy Corgan. 
Olhar para ele ontem foi um daqueles dejà-vus com tele-transporte incluído até meados dos anos 90, por altura ali do meu 9ºano.
Os Smashing Pumpkins de 2011 são uns gajos competentes, guitarrista e baixista razoáveis, baterista um pouco melhor e um Billy Corgan com a voz de sempre mas feito um guitarrista virtuoso do caraças. O poder da guitarra eléctrica com o pedal de distorção sempre em baixo ainda pode mudar uma vida, e ontem esse sentimento voltou a pairar no Campo Pequeno. Quanto ao concerto, nunca foi mau mas a demasia de canções desconhecidas não abonou em favor da banda. Aceito de bom grado que Corgan não queira andar a viver das glórias passadas e que mostre as novas músicas, provando que ainda pode ser relevante. Mas a verdade é que a sala só se exaltou nos momentos em que recuperou canções da velha guarda, "Geek U.S.A" ou "Siva", e principalmente na parte final, completamente avassaladora, "Cherub Rock", Tonight, Tonight" e "Today", "Zero" (o meu momento da noite, claramente" e "Bullet With Butterfly Wings" já no encore. 
Billy Corgan foi o mentor de uma das melhores bandas rock dos últimos 25 anos e ainda é um vocalista e guitarrista de valor. Agora temo que será sempre reconhecido pelo seu trabalho pré-2001, por muitos discos e membros que meta nestes novos SP. 
Mas valeu completamente a pena. Ficam aqui umas fotos e um vídeozinho, tudo muito ruim, pois os 32Mb da memória interna da máquina não permitem grandes formatos. O sd card ficou em casa...
 

2 comentários:

tadeu disse...

para tão boas emoções, admira o vídeo ruim ter zero tremedeira :)
os espanhóis deram ao rapaz uma intoxicação alimentar, vá lá, deu para dar o concerto em condições :)
tens para mais onze anos :)
bom fds!!

Ruca! disse...

sou um cameraman profissional. quando filmo, não canto alto por trás e procuro mexer-me pouco. por isso é que costumo fazer videos nas mais calmas. abraço.