quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Leituras

Todos ou só alguns, as minhas leituras para 2012 deverão passar por aqui. Tenho mais uns quantos na minha wishlist da Amazon e pendentes no cesto de compras do site da FNAC, só para não me esquecer e para ir acompanhando as oscilações de preço, as recomendações e possíveis promoções. 







Entretanto comprei "Terra Sonâmbula" de Mia Couto e "Os Cus de Judas" de António Lobo Antunes, da colecção de livros de bolso BIS da Leya, que incluem inúmeros clássicos da literatura lusófona e mundial ao preço convidativo de 5,95€. Vai ser a 2ª obra que vou ler de ambos os autores. No caso do moçambicano, simplesmente porque adorei "Jesusalém", que comprei por acaso numa feira do livro. Este "Terra Sonâmbula", de 1992, foi a sua estreia nos romances e é hoje um marco na sua carreira e em toda a literatura de língua portuguesa, tendo sido considerado um dos dez melhores livros africanos do séc. XX. Sei que não vai desiludir.
Para Lobo Antunes é uma segunda oportunidade, depois de "O Manual dos Inquisidores" não me ter caído muito bem no goto. "Os Cus de Judas", 2ª obra do autor editada em 1979, é dos titulos mais marcantes na sua obra e é a minha maneira de oferecer redenção aquele que é considerado quase unanimemente como o único escritor português a poder vir algum dia a trazer de volta um Nobel. Este o meu pai diz que é mesmo bom.

Não sei qual deles se seguirá ao "Freedom" do Jonathan Franzen, que não está a ir ao ritmo pretendido e que dificilmente terminarei antes do Natal, fim do ano. Ou se será sequer alguns destes dois e não um qualquer outro.

E sugestões por aí, há?
Boas leituras.

Sem comentários: