quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Smashing Pumpkins


Entre estes dois concertos de Smashing Pumpkins passaram-se 11 anos. No dia 4 de Outubro de 2000, os Smashing Pumpkins chegavam a Lisboa para dar aquele que seria supostamente o seu último concerto em Portugal, anunciado que tinha sido já o fim da banda, aparentemente devido à ruptura há muito iminente entre Corgan e os restantes membros, devido ao estilo ditatorial e arrogante do líder da banda.

D'arcy Wretzky já não participou nesta tour, tendo sido substituída pela baixista de Hole, Melissa Auf Der Maur. Foi um grande concerto de quase 3 horas com um grande desfilar de sucessos de uma das forças supremas do rock dos anos 90, ao qual só faltou "Zero", apesar da muita insistência das dezenas de milhares presentes no estádio do grande Clube de Futebol "Os Belenenses". 

Mas, surprise: Afinal, a banda não acabou. Billy Corgan gravou uns discos a solo e tal, e em meados da década recrutou uns músicos e voltou a gravar e a dar concertos sob o nome de Smashing Pumpkins. Nunca mais ouvi nada deles e apesar de terem vindo cá em 2007 ao Alive, não me deu grande vontade de os rever. Mas hoje, muito por saudosismo admito, vou ao Campo Pequeno assistir a esta nova versão de SP 11 anos depois, com Corgan e mais uma rapaziada sem nome, na simples iminência de recordar pouco mais de meia dúzia de clássicos e voltar para casa relativamente satisfeito com as canções e as memórias. Por causa disso é que comprei os bilhetes mais baratos para a 2ª galeria, que mesmo assim só custaram mais 2,5€ que o bilhete de relva para o Restelo há mais de uma década. Hoje têm de tocar esta, carai!

Smashing Pumpkins - "Zero" (1995)

2 comentários:

tadeu disse...

2,5€ ?? bem...fantástico!

Ruca! disse...

verdade. nem tudo duplicou o preço numa década.
cada vez que me lembro que o pessoal pagou 4.500$ para ver nirvana em 1994. para a altura era como se hoje pedissem uns 65 euros para a plateia.