domingo, 25 de abril de 2010

25 de Abril SEMPRE

Fascismo nunca mais!


Os media e os interesses capitalistas e neo-fascistas por detrás destes têm vindo nos últimos anos a dar cada vez menos cobertura ao 25 de Abril, numa tentativa óbvia de o afastar da esfera de debate público e do subconsciente nomeadamente das gerações mais novas.

Procuram dar aos festejos da Revolução dos Cravos uma aura de um mero 'ajuntamento' de velhos mal-criados que ainda ousam manter viva a chama de Abril e continuar a luta neste portugalzinho encostado ao mar e à parede.

Esta foto ilustra na perfeição a urgência de hoje e todos os dias não permitir que a memória seja eliminada, não deixar que a história seja rescrita e que as gerações do pós 25 de Abril mantenham a consciência da importância daquilo que sucedeu naquela quinta-feira há 36 anos atrás, que perpetuem os valores essenciais da revolução e que não se deixem levar por retóricas de extrema-direita que lhes querem fazer crer que o que se passou em 74 não foi nada de bom.

Hoje e sempre, para sempre, contra quem procura manipular a verdade da História, contra quem elegeu Salazar o maior português de sempre, contra quem governa o país de trás de uma mesa de administração de um banco privado ou de um grupo económico, contra estes governos que se dizem ora socialistas ora democratas e que praticam um neo-liberalismo vil, entregando o país a privados, e uma política que fortalece a divisão de classes, bem, contra cada fascista mascarado que por aí anda, grite-se bem alto: 25 DE ABRIL SEMPRE, FASCISMO NUNCA MAIS.

Como diz o outro: "Know your history..."

foto daqui

e nojo aqui.

1 comentário:

Monstro da Floresta disse...

Grito contigo e com todos os que estiveram no desfile! 25 de Abril Sempre, Fascismo Nunca mais!
É sempre bom ver tantas pessoas unidas em volta de um ideal, que se alcançou. Mas lá estamos nós portugueses sempre a rondar o passado e sem conseguir reflectir e agir no futuro.
Quanto aos media...só passam aquilo que as pessoas querem ver. Se a maioria já não quer ouvir é porque algo está a mudar. As novas gerações já interiorizaram o que é viver em democracia, daí não considerarem necessário manifestar-se pelo que já está feito.
Precisamos de mais e novos 25's de Abril, que nos dêem políticos mais decentes (existe política assim?)!

Isto está nas nossas mãos, nas nossas bocas e nas nossas acções!

Gosto da foto!

Cravos