sexta-feira, 12 de março de 2010

Sim, tá bem, a Alice, pois...

Serei eu o único cidadão a não ter ido ainda ver a "Alice" do Tim Burton?

Parece que sim.

E mais do que isso, serei a única pobre alma a não querer ir vê-lo ao cinema pois sei que me vai desiludir e para desilusões a 6 euros cada já me bastam as idas ao Restelo para ver a equipa de solteiros e casados que joga pelo Belenenses?

Também é possível que sim.
É que consta por aí que: o filme é um pãozinho sem sal, que só se safa pelos efeitos especiais, que o argumento da senhora que escreveu coisinhas fofinhas mas perfeitamente insípidas e inconsequentes como "O Rei Leão" é uma subversão de mau gosto da obra de Lewis Carrol, que só se preocupa com o público infantil, fazendo do filme uma fábula ligeira para os papás verem com os seus rebentos, mas intragável para alguém nascido depois de 1996.
Diz-se que isto não é a Alice de Tim Burton mas sim a Alice da Disney com um tipo na realização chamado Tim Burton mas que até se podia chamar Tim Bruto, desde que ficasse caladinho e fizesse o que lhe mandassem, o que convenhamos não é digno deste senhor.
Diz-se que apesar das boas prestações dos secundários, a história é perfeitamente tonta e aparvalhada e a Alice com 19 anos parece saída das novelas TVI, que o 3D parece o daqueles livros com dinossauros que havia quando era pequeno, e etc. e etc., raios e coriscos, cobras e lagartos.

Já se sabe que as críticas de cinema são opiniões e que as opiniões são como as vaginas, cada uma tem a sua e se a quiser dar, dá. (Herman Enciclopédia!!!)

Mas eu como grande fã de Burton - o meu filme preferido de sempre é dele e o título deste blogue vem de uma quote desse mesmo filme - e da obra de Carrol, a qual tive o prazer de estudar na faculdade à luz da sua imensa riqueza linguística, estou muito céptico. Acompanhei as notícias deste filme ao longo do último ano e tal e criei uma alta expectativa. Sempre disse que iria à estreia, mas agora não tenho qualquer vontade.
Estou com receio de ser traído por um dos meus realizadores favoritos, o que tem acontecido cada vez mais ultimamente.

Extrapolando aqui um pouco: a culpa, essa é do teasing quase obsceno das distribuidoras que criam uma antecipação no espectador de que algo memorável estará aí a chegar.
Ele é posters, photo stills, teasers, tudo para fazer propaganda a um produto que se fosse um detergente, no fim acaba por não tirar as nódoas que prometia nos reclames. Como parece ser o caso desta "Alice".

E o mais engraçado é que Burton trabalhou para a Disney quando era jovem e saiu por não se identificar com a política da empresa, com o traço demasiado estandardizado e com o conservadorismo que lá reinava.
25 anos depois, tresandou-lhe a dólares e afinal já gosta.
Enfim: Realizador rico, filme pobre.

Vou esperar pelo DVDrip.

5 comentários:

Rita Maria disse...

Agarra os teus seis euros e vai antes beber uma cerveja, que até os efeitos especiais sao bastante fracos, com o 3D tudo o que nao está a três dimensoes fica desfocado, o que para mim pelo menos estraga imenso...

Unknown disse...

Olá! Eu também ainda não vi...dizer que entra o Johnny Depp não ajuda!? lol
Gostei do teu blog!
Kisses

Bluesy disse...

Guilty as charged. Também ainda não vi.

humming disse...

Andei meses a pensar no filme e a ansiar pelo dia em que o ia ver ao cinema. Não sabia que tinha a Disney por trás, quando soube procurei o trailer. Decidi que não vou ver o filme; não vou desvirginar o que li de Lewis Carroll com a miscelânea que o filme tem.

Monstro da Floresta disse...

Eu fui ontem ver!
Gostei muito, mas porque tem a ver com a minha infância!
Tem pequenos pormenores em 3D que gostei sinceramente!
E o apelo que fazem de "os animais são nossos amigos" é fantástico!
Uma pequena coisa que me cheteou um bocadinho é a Alice ser demasiado racional....bolas,tem a oportunidade de estar no País das Maravilhas e não larga a racionalidade, nem quando o Chapeleiro se encanta por ela...enfim GOSTEI!