sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Weezer e Spike Jonze

Os Weezer são das grandes bandas do rock alternativo americano, apesar de nunca terem tido na Europa o reconhecimento de que gozam nos EUA.

O seu primeiro álbum (1994) é uma obra-prima dentro do seu género, um dos meus álbuns favoritos de sempre.
Qualquer das dez canções serviria para o comprovar, mas escolho "Buddy Holly" porque além de ser o seu primeiro single e das canções mais emblemáticas da banda, foi realizado pelo Spike Jonze, e apetece-me metê-lo ao barulho para um pequeno aparte.

O vídeo tem lugar no café drive-in onde era gravado o mítico "Happy Days" (quem não se lembra disto? deu na sic, se não me engano), juntando imagens da banda a tocar no bar com imagens de arquivo da série, onde até vemos um duplo do célebre Fonzie a dançar ao som da música.



O vídeo está muito bom e marca o início da carreira de Jonze como reputado realizador de telediscos.
Veio a trabalhar novamente com os Weezer, mas também com a Bjork, os R.E.M. e com Fatboy Slim. Como cineasta, realizou os muito recomendáveis "Being John Malkovich" e "Adaptation", e no ano passado voltou com o muito propalado "Where The Wild Things Are".

É aqui que entra o aparte. Este filme foi vítima das altas expectativas que criei. Infelizmente, desilude. É um filme enfadonho, com uma história muito fofinha, com uma boa fotografia... mas enquanto filme: não enche as medidas.
É daqueles filmes que é bacano dizer bem. Toda a gente adorou, "é uma obra-prima", "é um espectáculo", "sou fã".

Mas não é. E daqui a 2 anos ninguém se lembra deste filme.
Spike, rapaz, estás perdoado. Um deslize qualquer um tem.

1 comentário:

Leila* disse...

E admite lá... a cena do passarão com um pauzinho no lugar de asa dá para rir.. e muito!!! :P:P

biju saloio***