domingo, 29 de junho de 2008

O meu teorema

Matemática na primária era fácil, na preparatória começou a descambar e na secundária tive de morrer e ressuscitar para conseguir escapar dela. Mas a culpa não foi minha. É que os testes eram difíceis, está bem?

Sempre me pareceu impossível ser saudável física, mental e socialmente e saber a fórmula resolvente das equações de 2º grau na ponta da língua. Isso e o resto da matéria, Pitágoras e esses sacanas todos.

A pergunta subjacente a qualquer tentativa de raciocínio lógico era e ainda hoje é sempre a mesma: "Mas para que porra é que isto me vai servir no futuro?"
Tem graça que também a resposta ainda hoje se mantém inalterada:
"Para porra absolutamente nenhuma!!"
Ou seja, a Matemática para além do 9x9=81 não serve para nada e não vale a pena sabê-la. Digo-o eu e dizem os iluminados do Ministério da Educação.

Por isso, este ano mataram o papão da Matemática, engordado ao longo de anos com chumbos em torrente, com uns exames nacionais cagadinhos, para os alunos passarem todos e para a Lurdes e o Socras poderem vir para os media cuspir 'óptimos resultados', 'no bom caminho', 'porreiro, pá' ...

Tenho pena de não ter havido um Governo 'porreiro pá' na minha altura. O Guterres dizia que a Educação era a sua grande paixão, mas o bandalho nem sabia a tabuada. "É fazer as contas", dizia o gajo. Que facínoras!

Enfim. E pronto, se querem acabar o 9º ano é aproveitar agora! Não se sabe quando virá outro exame com perguntas da 4ª classe.

Até logo.

6 comentários:

Anónimo disse...

E isso mesmo! O problema não está, nem na Matemática, nem nos exames, mas, sim, na intenção pornograficamente eleitoralista com que estas poucas-vergonhas são feitas. Mas o povo gosta, e, vox populi, vox Dei... Granda povo, o nosso!... Abraço!

Paula disse...

Matemática!
Credo!
As horas de sofrimento que eu passava nessas aulas!
:)
Bjs!

MissKitsch disse...

Não fico chocada.
Não fico mortificada.
Não ficou triste.

Fico é cheia de inveja. Houvesse exames destes na minha altura e tinham-me poupado a penar que nem uma condenada no meu tempo!

Vota Sócrates, SEMPRE!

Telak disse...

matemática é bom, exercita o cérebro, e facilita o cálculo rapido do troco na hora das compras ao sábado de manha na praça (nunca fui..mas deve ser puxadote), depois de uma 6ºf ..."normal".

é uma vergonha que os exames tenham sido fáceis demais, que até os bons alunos vieram dizer que andaram a estudar para nada, pois até um aluno de 10 conseguia ter 18's naqueles exames. mas não me preocupa muito. a faculdade é desmotivadoramente dificil ate para bons alunos :) ficamos com mais gente a entrar na faculdade e menos gente a sair... vai ser bonito, qq dia mexem nas faculdades tb...

M disse...

Caro Ruca...
Temos pena, eu então choro por ti e pelo teu sofrimento! Sou da opinião que os gajos de letras deviam ter a mesma matemática que os outros! :p
Vá, crucifica-me! Quando chegar a ministra (nunca tal acontecerá, fica tranquilo) falamos! ;)
***

KEEP IT GOLDEN disse...

só eu é que ainda não vi esse exame, lol, sou uma vergonha.


nunca tive que fazer exame de matemática, só a global, THANK BUDHA!