quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Pergunta de algibeira? #2 ou Aula da História do Rock com perguntinha no final

Era uma vez uma banda de Seattle chamada Mother Love Bone.

Considerados um dos primórdios do movimento que veio a ficar conhecido como 'grunge', os MLB tiveram uma fugaz carreira de 2 anos e um álbum, terminada abruptamente com a morte do vocalista Andrew Wood, em 1990.

O seu desaparecimento, desde logo fez florescer a ideia entre os membros da banda e amigos de lhe prestar um tributo. Do desafio do amigo Chris Cornell, na altura já 'frontman' dos Soundgarden, aos ex-membros da banda Stone Gossard e Jeff Ament (futuros fundadores dos Pearl Jam), nasce o projecto Temple of the Dog, que gravam um álbum em 1991 com letras de Cornell e com Matt Cameron, Mike McCready e um rapazola surfista de San Diego acabadinho de chegar a Seattle, chamado Eddie Vedder, a completarem o super-grupo.

Assim, na mesma altura em que se forjava o álbum-tributo a Wood, aqueles que viriam a ser os Pearl Jam davam igualmente os primeiros passos enquanto banda.
Não será de estranhar então, que uma 'demo-tape' com uma música feita pelo guitarrista Stone Gossard tenha chegado às mãos tanto de Chris Cornell como de Eddie Vedder.

Ambos gravaram letras para a mesma melodia, o que deu origem a duas canções diferentes nas palavras mas iguaizinhas em termos musicais.
A de Cornell entrou no alinhamento do álbum homónimo de Temple of the Dog, a de Vedder saiu inicialmente como lado-b de um single do primeiro álbum de Pearl Jam e mais tarde na compilação 'Lost Dogs'.

E agora, como se chamam cada uma das canções? Anyone?

Como inspiração fica o 'hit':

8 comentários:

Dezperado disse...

Entao Ze Telak??? despaxa-te la a checar no google e responde-nos à questao... rapido, pk eu kero saber a resposta... loool

Telak disse...

Senhor Ruca,Zé dezesperado peço desculpa pela demora, realmente so hoje e que me debrucei sobre esta aula de rock!

as musicas são "Footsteps" de Pearl Jam e "Times of Trouble" de Temple of Dog!

presumo que haja um prémio envolvido??uma mini?algo assim?

Telak disse...

Aproveito para perguntar, ja agora, em que musica do Album "Temple of Dog" canta Cornell e Veder(back vocals....ou algo do género) ? =)

Ruca! disse...

ganda telak!

ganhas o titulo de rei do google e tens direito a prémio, sim senhor!

pago-te uma mina!

dou-te a escolher entre uma mina anti-pessoal que trouxe de angola, uma mina de cobalto que tenho no quintal lá na terrinha, uma mina 0.5 para a tua lapiseira nova ou a d. mina com uma lingerie! qual é que escolhes? :)

o eddie vedder canta no single 'hunger strike' (o do vídeo) e faz mais umas back vocals ao longo do cd, mas cantar só mesmo nessa.

o resto é tudo o cornell, que de resto é o autor de todas as letras.

adios

Telak disse...

era pa ver se tavas distraido:)lool...so reparei no video tb:Ppode ser a d.mina lolololol

M disse...

Ainda bem que responderam, porque eu não sabia mas agora fiquei a saber! :)
Cool :)
***

Celeste disse...

O grunge não era bem a minha onda, embora seja mesmo daquela geração. Ainda me lembro do pessoal deprimido pq o Coubain morreu, recusando-se a pentear o cabelo e a lavar as calças de ganga. E as mães a ficarem passadas com isso...

:D

Eu cá era mais punk rock!

Anónimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado