terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Brothers in Arms

No domingo à noite, deitei-me por volta das 5h30, alguns minutos depois de ver os irmãos Coen a encerrarem a noite dos Oscars em cima do palco, ao receberem das mãos de Scorsese e depois de Denzel Washington, as estatuetas de Melhor(es) Realizador(es) e Melhor Filme, com o seu "No Country For Old Men".

Autores de filmes e principalmente de argumentos memoráveis, os irmãos Joel e Ethan criaram desde cedo um estilo muito seu de contar histórias, pontuadas pelo humor negro e com um grande cuidado nos diálogos, das quais devo destacar a profícua fase entre "Fargo" de 1996 (Oscar de Melhor Argumento Original) e "The Man Who Wasn't There" (2001), tranquilamente um dos melhores deste século no que ao 'film noir' diz respeito.
Pelo meio, escreveram e realizaram o mítico e o meu preferido de todos "The Big Lebowsky" e a excelente adaptação (muito) livre da 'Odisseia' de Homero em "O' Brother, Where Art Thou?".

Em 2007, voltaram aos grandes filmes com este "No Country for Old Men", adaptado a partir do romance de Cormac McCarthy, adaptação esta que lhes valeu o terceiro Oscar da noite para o Melhor Argumento Adaptado.

Vi este filme ontem à noite, e posso afirmar que os irmãos Coen acabam por ser consagrados pela Academia pelo filme menos 'Coen' de todos. NCFOM é um filme denso, linear e muito preso ao ambiente que o envolve. O que não é mau, apenas não é um 'Coen' típico. É um grande filme e certamente merecerá a estatueta que o distinguiu, se bem que ainda quero ver o "There Will Be Blood", para tirar as dúvidas.
Já o futuro parece reservar-nos um regresso aos filmes à 'Coen'. Este ano deve estrear "Burn After Reading", que junta Brad Pitt, George Clooney, Frances McDormand, John Malkovich e Tilda Swinton (recém-oscarizada).

Notas:
#1 - O 4º Oscar (Melhor Actor Secundário) deste filme vai para a irrepreensível interpretação do espanhol Javier Bardem, que dificilmente poderia ser ofuscada por qualquer outro dos 4 nomeados. Grande.

#2 - Na categoria de Melhor Filme de Animação, o sublime "Persepolis" perdeu para o "Ratatouille". Como é possível? Choque.

#3 - "Juno", o grande filme 'indie' do ano, acabou por só vencer um Oscar, na categoria de Melhor Argumento Original.

#4 - Hoje vou espreitar a ante-estreia do novo filme da Scarlett Johnasson. Se mandasse, o Oscar era dela. Todos os anos.

7 comentários:

Leila* disse...

Eu logo vi que só ias ver o filme pela Scarlett! :P

Bijus**

Dezperado disse...

Se mandasse, a Scarlett ganhava TUDO todos os anos, mas mesmo tudo :)

MissKitsch disse...

só me aguentei até ao oscar ao javier :s
mas quero mesmo muito ir ver o filme.
aliás, cheira-me que este fim de semana vou levar uma injecção de cinema: no country for old men, juno, gone baby gone (é suposto ser bom, disseram-me). o pior é que não convenço ninguém a ir ver o persepolis.

enfim!

Telak disse...

poh..nao tive curiosidade nenhuma em ver o ratattuile e tenho-o no meu disco ... Juno nao vi..tive medo que ela ainda estivesse no papel de HardCandy e nao queria ter mais pesadelos! =)!

5h30m.. tava eu a revirar-me para a ultima fase do sono!

mas confesso que este ano os filmes nomeados ..estão-me a passar ao lado..mas o There will be blood nao me escapa nem mais uma semana!

abraços

Leila* disse...

Meiinha branca é que não pá!!! :P

KEEP IT GOLDEN disse...

Com muita pena minha tb ficou o Persepolis para trás...

MJ disse...

Thank u for the informations!:)

Assisti a metade da emissão dos óscares e tive pena de ainda não ter visto nenhum dos filmes nomeados..

Estou realmente curiosa... E se tu recomendas...ainda mais!:):)

Juno é o tal filme da adolescente grávida? Eu fiquei super interessada em ver esse!

Jinhos***