Considerados um dos primórdios do movimento que veio a ficar conhecido como 'grunge', os MLB tiveram uma fugaz carreira de 2 anos e um álbum, terminada abruptamente com a morte do vocalista Andrew Wood, em 1990.
O seu desaparecimento, desde logo fez florescer a ideia entre os membros da banda e amigos de lhe prestar um tributo. Do desafio do amigo Chris Cornell, na altura já 'frontman' dos Soundgarden, aos ex-membros da banda Stone Gossard e Jeff Ament (futuros fundadores dos Pearl Jam), nasce o projecto Temple of the Dog, que gravam um álbum em 1991 com letras de Cornell e com Matt Cameron, Mike McCready e um rapazola surfista de San Diego acabadinho de chegar a Seattle, chamado Eddie Vedder, a completarem o super-grupo.
Assim, na mesma altura em que se forjava o álbum-tributo a Wood, aqueles que viriam a ser os Pearl Jam davam igualmente os primeiros passos enquanto banda.
Não será de estranhar então, que uma 'demo-tape' com uma música feita pelo guitarrista Stone Gossard tenha chegado às mãos tanto de Chris Cornell como de Eddie Vedder.
Ambos gravaram letras para a mesma melodia, o que deu origem a duas canções diferentes nas palavras mas iguaizinhas em termos musicais.
A de Cornell entrou no alinhamento do álbum homónimo de Temple of the Dog, a de Vedder saiu inicialmente como lado-b de um single do primeiro álbum de Pearl Jam e mais tarde na compilação 'Lost Dogs'.
E agora, como se chamam cada uma das canções? Anyone?
Como inspiração fica o 'hit':