sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Crap albums by otherwise great bands.


Isto agora é só listas. Pegando no desafio lançado no Facebook da revista inglesa New Musical Express, vou prestar-me a elaborar uma sucinta lista de discos feitos por boas bandas, cujo resultado final é uma grande nódoa na sua discografia, mas das quais conseguiram recompor-se. Isto porque uma lista de bandas que eram boas e começaram a fazer música de merda e por lá continuam, isso dava para escrever um livro.
Estas, mal ou bem, ainda se safaram.

Metallica - "St. Anger" (2004) - Este deve ser o melhor exemplo. A maior e melhor banda de metal ter caído tão fundo com um disco intragável como este é algo que fica na História. O tema-título é demasiado longo mas ainda se ouve, agora o resto é uma trampa monstro, que consegue fazer da mal-amada parelha "Load/Reload" um pitéu impecável. Ainda que continuem a viver das coisas antigas, redimiram-se com classe com o muito bom "Death Magnetic" e ao vivo tocam um som do "St. Anger" uma vez em quinze concertos, pois eles sabem bem o que fizeram.

Deftones - "Saturday Night Wrist" (2006) - Não que o anterior disco fosse grande espingarda, mas ainda comportava alguma da genialidade de "White Pony" e da irreverência dos primeiros 2 discos. Agora este 5º disco não é muito nem é pouco: não é nada. Uns Deftones demasiado esotéricos e digitais, sem chama nem melodia, cheguei a temer por eles. Mas esta falha foi muito bem colmatada com o excelente regresso em 2010 com "Diamond Eyes", um disco do caraças, mesmo sem Chi Cheng no baixo. Por mim estão perdoados.


Kaiser Chiefs - "Yours Truly, Angry Mob" (2007) - Bem, que penalty este. Depois de um dos grandes álbuns de estreia da década ("Employment"), ao segundo disco os KC quiseram experimentar, de tal maneira que nem pareciam a mesma banda. O single ainda enganou muita gente, mas o disco estava a eras daquilo que sabem fazer. Mas eles perceberam isso, e em "Off With Their Head" conseguiram encontrar o equilíbrio entre o 1º e º 2º e fazer um disco que já se ouve muito, muito bem. Este de 2007 é que é sofrível.

H2O - "Go" (2001) - A troca de editora da Epitaph para a MCA provocou uma grande alteração na sonoridade da banda, pois houve uma clara tentativa de fazerem aos H2O o mesmo que tinham feito aos Blink 182, na mesma editora e com o mesmo produtor. Este disco apresenta uma versão polida da banda de NYC, não só no som como nas próprias letras, difícil de engolir para quem conhece o passado da banda. Mas um hiato de sete anos, com os membros a casarem-se, a serem pais e a fazerem outras bandas, deu o tempo para pensar necessário e para que o regresso em 2008 ("Nothing To Prove") fosse explosivo, que só não é o melhor disco deles porque "F.T.T.W."  de '99 é uma masterpiece.


The Mars Volta - "Amputechture" (2006) - A banda que surgiu das cinzas dos At The Drive-In, levou ainda mais longe a inqualificabilidade do som das bandas de Cedric Bixler e Omar Rodriguez-Lopez. Ainda assim, o belissimo álbum de estreia "De-loused in the Comatorium" e também o seu seguidor são dois grandes discos daquilo que de um modo redutor se chama "rock progressivo". 
Eles sempre fizeram o que queriam, mas o 3º disco é demais. A cacofonia antes temperada com uma dose certa de melodia, guitarras e percussão de luxo, surge aqui crua, abrasiva e mais electrónica, salpicada a espaços com momentos mais ligeiros, mas ainda assim, disco é muito difícil de ouvir e mais valia terem estado quietos. Isto porque depois fizeram "Bedlam in Goliath", que volta a mostrar uns TMV mais iguais a si mesmos, ainda que diferentes do som do início. Mas bem melhores.

Sem comentários: