quarta-feira, 20 de abril de 2011

Ryu, Brolin & Falcao: Shoryuken!

Curiosa a referência que Falcao fez no seu Twitter a Tomas Brolin, avançado sueco do Parma e Leeds, que fazia parte daquela grande selecção da Suécia que chegou às meias-finais do Mundial de 1994 nos EUA, e que hoje está obeso e anda metido no poker profissional.

Segundo o goleador do FC Porco, os saltos que dá quando festeja os golos são inspirados nos mesmos que dava Brolin nos seus tempos áureos (90-97), uma espécie de pirueta no ar com o braço apontado ao céu e de punho cerrado à Fidel.

E como eu adoro constatar uma referência aos clássicos! Melhor que isso só mesmo quando se apanha um clássico que por sua vez já referencia um clássico anterior. 

E é o que sucede neste caso, pois lembro-me bem de na altura se falar de que o festejo singular de Brolin era inspirado num golpe do personagem Ryu, do grandessíssimo jogo de porrada Street Fighter II, de longe o jogo no qual gastei mais moedas de 50 escudos na máquina arcade do bar da associação desportiva ao pé de minha casa.
  
O golpe em causa, o poderoso Shoryuken - partilhado também por outro personagem do jogo, Ken, a versão americana de Ryu - era um dos golpes mais devastadores do jogo, um gajo que apanhasse uma murraça daquelas podia contar com cerca de 1/3 da barra de energia a ir de saco. Ah, e foi de resto com um destes que o Sagat, um dos bosses do jogo, ficou com aquela cicatriz na peitaça no 1º Street Fighter, cortesia do nobre guerreiro que era Ryu, como se pode ver nesta imagem do álbum manga que conta a história.

Demasiado nerd? Talvez. Mas é bonito ver uma série de referências em cadeia como esta, que consegue unir dois domínios da cultura popular tão distantes, como os jogos de porrada e o futebol. Bem, se calhar não são assim tão distantes...

Sem comentários: