Depois da primeira vez, eis que está de volta a este espaço de divulgação cultural o artista, o Bob Dylan dos arraiais, o Obama de Santa Marta de Penaguião, the one and only, Nel Monteiro!
O realizador português experimentalista Edgar Pêra, já homenageado e premiado em edições anteriores do Indielisboa e não só, fez um documentário sobre "4 grandes momentos arquitect€urais" em Portugal, que é como quem diz, obras onde se gastaram milhões de contos de reis muito para além do projectado e em discordância com a realidade económica do país; a saber, o CCB, a Expo98, o Euro2004 e a Casa da Música.
Para abrilhantar, complementar e dar maior credibilidade ao documentário, convidou o grande Nel, não só a interpretar o seu muito apropriado hino de intervenção "Puta Vida Merda Cagalhões" (com legendas em inglês ganha outra dimensão e mostra que a mensagem de Monteiro é de facto universal) mas também a discorrer sobre a importância de "tratar as coisas pelos nomes", mais uma vez mostrando uma verbosidade e eloquência só ao alcance dos maiores. Incrível.
Estamos na presença de um documento bastante representativo da contra-cultura portuguesa do séc.XXI, ao qual todos deviam assistir e procurar interiorizar as palavras do enorme Nel Monteiro, quem sabe ao longo deste fim de semana de chuva.
Aqui vai, podem agradecer depois:
5 comentários:
epá, obrigado!!!
Foi um momento solene!
José Afonso dos 300, és tu?
É tão duro ser pobre. Pois é.. humpff!!
Sempre achei o Nel Monteiro muito mais profundo do que aquilo que diziam... E é mesmo o que dizes, é uma mensagem universal, na verdade.
Não é á toa que este grande senhor é padrinho musical do Élvio Santiago... Não é á toa!
é preciso visão!
Reparei que no último comentário que fizeste a um comentário meu falaste de futebol, como tal, gostaria de te parabenizar pelo excelente campeonato que o teu clubezeco vem fazendo...entretanto e voltando a este post fico muito satisfeito por me dares a oportunidade de acompanhar o trabalho deste grande ícon da música ligeira nacional que é o Nel Monteiro.
Enviar um comentário