sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

A arquitectura das palavras

Isto é quase bíblico! É o regresso do filho pródigo! Amén!

Depois da primeira vez, eis que está de volta a este espaço de divulgação cultural o artista, o Bob Dylan dos arraiais, o Obama de Santa Marta de Penaguião, the one and only, Nel Monteiro!

O realizador português experimentalista Edgar Pêra, já homenageado e premiado em edições anteriores do Indielisboa e não só, fez um documentário sobre "4 grandes momentos arquitect€urais" em Portugal, que é como quem diz, obras onde se gastaram milhões de contos de reis muito para além do projectado e em discordância com a realidade económica do país; a saber, o CCB, a Expo98, o Euro2004 e a Casa da Música.

Para abrilhantar, complementar e dar maior credibilidade ao documentário, convidou o grande Nel, não só a interpretar o seu muito apropriado hino de intervenção "Puta Vida Merda Cagalhões" (com legendas em inglês ganha outra dimensão e mostra que a mensagem de Monteiro é de facto universal) mas também a discorrer sobre a importância de "tratar as coisas pelos nomes", mais uma vez mostrando uma verbosidade e eloquência só ao alcance dos maiores. Incrível.

Estamos na presença de um documento bastante representativo da contra-cultura portuguesa do séc.XXI, ao qual todos deviam assistir e procurar interiorizar as palavras do enorme Nel Monteiro, quem sabe ao longo deste fim de semana de chuva.

Aqui vai, podem agradecer depois:



Bom fim de semana!

5 comentários:

il lato nero disse...

epá, obrigado!!!
Foi um momento solene!

Anónimo disse...

José Afonso dos 300, és tu?

Helena Magalhães disse...

É tão duro ser pobre. Pois é.. humpff!!

MissKitsch disse...

Sempre achei o Nel Monteiro muito mais profundo do que aquilo que diziam... E é mesmo o que dizes, é uma mensagem universal, na verdade.
Não é á toa que este grande senhor é padrinho musical do Élvio Santiago... Não é á toa!
é preciso visão!

Alter Ego disse...

Reparei que no último comentário que fizeste a um comentário meu falaste de futebol, como tal, gostaria de te parabenizar pelo excelente campeonato que o teu clubezeco vem fazendo...entretanto e voltando a este post fico muito satisfeito por me dares a oportunidade de acompanhar o trabalho deste grande ícon da música ligeira nacional que é o Nel Monteiro.