quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Play It Again, Sam






Este filme de 1972 é uma das pérolas da carreira de Woody Allen.

O argumento foi inicialmente escrito por Allen para teatro, tendo a peça com o mesmo nome estreado em Fevereiro de 1969. Foi no casting para esta peça que Woody conheceu Diane Keaton, com quem viveu alguns anos e com quem trabalhou durante mais de 2 décadas, num total de oito filmes, incluindo os incontornáveis "Annie Hall" (1977) e "Manhattan" (1979).

Os actores que trabalharam nas quase 500 performances da peça foram os mesmos que contracenaram na adaptação ao cinema, tendo Allen porém escolhido entregar a cadeira de realizador a Herbert Ross [realizador do mítico "Footloose" (1984)], algo quase inédito.

A história vive à volta de Allan Felix, o típico neurótico que Allen veio a replicar numa série de filmes, que tenta esquecer a mulher que o deixou começando a sair com gajas, em arranjinhos feitos pelo casal amigo Linda e Dick (Diane Keaton e Tony Roberts), ao mesmo tempo que imagina diálogos com Humphrey Bogart [o título do filme é uma misquote de Casablanca (1942)], que lhe dá conselhos sobre como abordar as mulheres.

É um filme bastante divertido, um argumento maravilhoso, com algumas cenas e tiradas nada menos que geniais, um deleite para quem gosta de Woody Allen, não tanto como actor ou realizador, mas como argumentista. Para mim, um dos melhores de sempre nesta categoria.
An absolute must-see.

torrent aqui.

2 comentários:

Dora disse...

Ruca, a foto não aparece...

Ruca! disse...

obrigado, dora. acho q ja resolvi.