quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Neil Armstrong dos subúrbios

Ontem fui à NASA.
Apanhei o comboio para Entrecampos, caminhei um bocado e cheguei lá pouco antes da hora marcada.
Por fora, confesso que está muito bem disfarçada. O mais distraído jurará a pés juntos que aquilo é uma faculdade.
De facto, nada fazia pensar que estaria prestes a embarcar numa viagem intergaláctica durante cerca de 3 horas.
Um pouco receoso do que me podia acontecer, tomei o meu lugar naquilo que parecia ser uma sala de aula.
Parecia mas não era.
O comandante da nave, habilmente mascarado de professor universitário, tinha acabado de chegar de um livro do Júlio Verne.
A restante tripulação, que se podia pensar serem meros alunos, tão heterogénea como a do Star Trek, - juro que vi por lá o Spock - esperava a descolagem do foguetão.
A vertiginosa velocidade a que tudo se processou deixou de lado qualquer tentativa de fugir. Acho que ainda houve alguém que gritou: "Deixem-me sair. Não paguei para andar neste carrocel.", mas o barulho dos propulsores era já ensurdecedor.

Saímos da atmosfera, batemos a força de atracção da Terra e seguimos rumo ao infinito.
Corremos o universo duma ponta a outra, entre referências a Copérnico, Galileu e Newton, a telescópios, Big Bangs e Big Crunches, a viagens a Paris e Praga e equações matemáticas que metiam o quadrado da elipse da distância bla-bla-bla-tiro na cabeça.
Passado 3 horas estávamos a aterrar a nave no Cabo Canaveral da Av. de Berna, onde devido à sobrecarga do sistema eléctrico das instalações, faltou a luz, pelo que a viagem terá de continuar na próxima 3ª feira.
Nada mau para uma primeira aula de mestrado.
De Astronomia? De Astrofísica?
Não, de Tradução.

8 comentários:

mik@ disse...

muito animadas essas aulas de tradução :P
bjos

Tulaunia disse...

Bem, essas aulas até "dão gosto", hem?
Boa sorte para o resto da jornada inter-galáctica ;)

**

Pablo disse...

Eh mestre!! Aproveita enquanto tas inspirado, e acaba lá isso pa me fazeres uma tradução dum filme do Chuck Norris.

Abraço zé tradutor

Leila* disse...

Bem mas isto é que foi uma viagem hein?? emoção não faltou lobito*

Às vezes tenho saudades dessas aulas manhosas, porque sempre era um tempinho em que podia descansar um bocado os olhos.. (e com os capacetes da nave espacial ninguém dava por nada né?).

biju*

MissKitsch disse...

E tu aterraste a tua nave onde, mesmo?!


p.s. a Scarlett já divulgou detalhes do casamento. Acho que foi num parque natural do Canadá. Parece-me a mim que casamento que comece numa terra como o Canadá terá um fim sgeuro e breve.

Bom fim de semana*

R.L. disse...

fcsh ao rubro... já lá andei!

KEEP IT GOLDEN disse...

tradução? olha olha, queres ver que és meu colega?

Helena Magalhães disse...

hahahahahahahah e ainda eu dizia mal das minhas aulas.. com tanta animação, aposto que não adormeceste como me aconteceu tanta vez ;P