quarta-feira, 8 de junho de 2011

O Ronaldo original

Ronaldo despediu-se ontem dos relvados num amigável entre o Brasil e a Roménia, em São Paulo. Jogou 15 minutos, falhou 3 golos feitos e despediu-se com aquele sorriso característico num discurso emocionado finalizado com uma volta olímpica ao Estádio Pacaembu. 

Ronaldo foi o maior da sua geração. Nos últimos tempos apenas em perímetro abdominal, mas nos seus anos dourados nunca houve um avançado tão vibrante como ele. Posso estar a deixar-me levar pelo saudosismo, e pela emoção da coisa, mas arrisco afirmar que depois dele surgiram grandes craques, mas ainda não vi nenhum ao nível daquela época psicadélica de 96-97 que o R9 fez em Barcelona e dos primeiros tempos no Inter, antes de rebentar os joelhos. Aquilo era outra coisa, era um jogador maior que os estádios onde jogava, era O Fenómeno. Depois começou a levar pancada dos defesas carniceiros italianos e só no Mundial de 2002 é que renasceu, levando o Brasil de Scolari ao penta. 

"El Gordo" ainda passou pelo Real e Milan, antes de voltar à terra natal para terminar a carreira no Corinthians. Marcou mais de 400 golos oficiais, foi bi-campeão do mundo , é o melhor marcador de sempre em Mundiais e foi 3 vezes jogador do ano da FIFA, entre muitas outras conquistas individuais e colectivas.
Hoje os putos dividem-se entre Messi e CR. Na sua época não havia dúvidas, só havia um gigante do futebol: Ronaldo.

4 comentários:

Anónimo disse...

o comentário não é sobre este post, mas li o seu comentario noutro blog sobre uns tenis Vans. Pode dizer-me em que site comprou os seus Vans?
Obrigada =)

Ruca! disse...

javari.co.uk.

n tem tds os vans mas tem mt coisa.

Anónimo disse...

obrigada, pelo site.
dá para encomendar para Portugal? Sabe se os números que aparecem são em UK?
desculpe tantas perguntas LOOL

Pulha Garcia disse...

um histórico