sexta-feira, 3 de junho de 2011

"Exit Through The Gift Shop"


Este filme foi nomeado para o Oscar de melhor documentário, apesar de não ser um típico documentário per se, ainda que tenha uma primeira parte com todos as dinâmicas habituais de um 'doc', em que faz um apanhado bastante bom do fenómeno da "street art" e dos seus principais nomes, com o fenómeno/fenomenal inglês Banksy à cabeça.
Ele que é o realizador desta obra, que mais não é que uma critica assertiva e mordaz aos clichès do mundo da arte moderna, feita com um belo sentido humor e inteligência, através da personagem de um francês meio chanfrado que queria ser realizador e que se infiltra no meio da "street art" um pouco por acaso e se acaba tornando uma super-estrela da arte contemporânea a partir do nada e sem nada que o justifique, servindo como exemplo perfeito de como os conceitos de arte e artista são falaciosos e débeis e sobretudo arbitrários e impostos às massas e por estas consumidos sem qualquer inércia mental. 
O título original (que perde o sentido na tradução portuguesa "Banksy - Pinta a parede") é por si só elucidativo do alvo dos autores, numa alusão aos hipsters acéfalos que vão a exposições de arte e compram peças e bajulam este ou daquele 'artista' só porque 2 ou 3 fazedores de opinião supostamente insuspeitos e credíveis lhes disseram que deviam, sem pararem para pensar se aquilo é realmente válido enquanto objecto artístico. E no fim, a pergunta universal retorna, meio respondida ao longo do filme: O que é arte? 
A outra continua por responder: Quem é Banksy? Bilhetes de identidade à parte, a melhor definição é: um verdadeiro artista.
Em Lisboa, em exibição só no Corte Inglès. Na amazon o DVD custa 4,5 libras (edição especial a 10£ é um must-buy) e na net o download está barat0. Seja como for, acho que merece ser visto, pelos amantes do graffiti e da arte urbana em geral, do documentário, de uma boa história. 
Bom fds!



"Exit Through The Gift Shop" (2010)

2 comentários:

E disse...

já andei a procurar por essa net fora e não o encontro.

Adorei a parte dos hipsters. Tenho um ou dois amigos que se enquadram na perfeição ;9 (ou eu próprio uma vez que já me chamaram de tudo, via internet e sob a capa de anónimos, to whom i don`t give a flying fuck).

Btw, já deste uma espreitadela ao novo do Eddie?

Ruca! disse...

ao DVD ou ao CD? o CD já tenho e anda em repeat. o DVD ainda n comprei mas já vi praticamente todo no youtube e parece-me um investimento seguro. :D