terça-feira, 26 de maio de 2009

Dia dos vizinhos - O prédio em auto-gestão e as moedas de 20 paus

Não sei se é só em Portugal ou se é a nível internacional, mas hoje celebra-se a vizinhança.

Ora eu que moro no mesmo prédio desde sempre, posso avançar que cá nunca houve nada dessas confianças. Não vou a casa de vizinho nenhum, nenhum vem a minha casa. Nas escadas, é tudo corrido a 'boa tarde' e nalgum caso pontual um 'olá, vizinha'. Mas nada mais.

É que parece existir uma tensa animosidade entre vizinhos. Não sei quando terá começado. Neste sacana deste prédio ninguém se entende. De tal modo que nem existe administração nem mulher para lavar as escadas. Cada um lava a sua porta e a entrada tem de esperar que alguém se canse do aspecto latrinoso daquilo e lhe dê uma esfregadela. Até agora só a minha mãe, a minha vizinha boa do lado e um senhora do 2º andar tiveram a vergonha de chegar-se à frente.

Diz a minha mãe que no início não era assim. Havia uma certa camaradagem entre alguns vizinhos, na altura tudo casais recém-casados com bebés ou em vias de ter.

Não me lembro nada disso.
Lembro-me sim da velhota simpática do 2ºfrente, que ficou viúva e sem filhos que olhassem por ela. De vez em quando, a minha mãe obrigava-me a ir lá acima fazer companhia à senhora. Ela fazia-me o lanche, eu via os desenhos animados, no fim dava-lhe um beijinho e ela dava-me 100 paus. Acho que era basicamente isto. E não era mau negócio, na altura 100 paus dava para umas quantas carteirinhas de cromos.
Com o tempo a senhora começou a ver cada vez menos, e para minha desgraça as notas de 100 tinham dado lugar às moedas e os dedos cheios de artrite da senhora já não distinguiam uma moeda de 20 paus de uma de 200, pelo que comecei a sair de lá com 2o escudinhos no bolso, que com a inflação já não dava para nada.
Foi o começo do fim de uma bela relação simbiótica.

E para rematar sobre o espírito de vizinhança deste prédio, vou citar um ex-vizinho que fugiu para os Olivais, e que certa vez disse ao meu pai o seguinte:

"Morar aqui não me diz nada. Este prédio é só merda!"

2 comentários:

Helena Magalhães disse...

Tirando a senhora da porta da frente, e a do primeiro andar, o resto dos meus vizinhos é tudo uma cambada de gente mal educada e estranha. Uma vai ao lixo, a outra deve ter um bordem em casa, os de baixo de mim têm medo dos outros vizinhos e são capazes de nos fechar a porta na cara só para não terem que dizer bom dia. Enfim... Dia do Vizinho, mas não os meus for sure!!!!

Eu nem 100 escudos no dia do Pão Por Deus lolol cambada de forretas. Davam-me laranjas e castanhas.... bahh

Helena Magalhães disse...

um BORDEL!!! My mistake!!