terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Rei de Copos

Tenho o prazer de conhecer um poeta urbano-campestre, espécie de Miguel Torga mas cheio de Super Bock, que em situação alguma interrompe o seu discurso por não saber pronunciar um nome, expressão ou o que for.
Leva tudo a eito, qual corta-relva da língua portuguesa e não só. Chamemos-lhe "o metralha".

Por esta razão, o artista tornou-se uma verdadeira Academia das Ciências ambulante, tal é o número de palavras e expressões novas que já institucionalizou, muitas delas usadas regularmente por um considerável número de pessoas.
Qualquer número entre 5 e 10 não andará longe.

Provavelmente um dos ex-libris daquele a quem já chamam o Mia Couto da Petrogal é a sua versão da expressão inglesa "take it easy", que ganhou todo um novo sentido assim que saiu da sua boca.

O grande metralha, pouco dado a estrangeirices, vai de aportuguesar a dita, o que culminou num espectacular "tá carisio", que se tornou desde então uma sinónimo não do original mas de uma situação que não está a correr bem.

Por exemplo nesta situação:

-Vais todo pinante para a night e levas alta barra à porta da disco?
-Tá carisio.
-Estás sem transportes para casa e vais ter de pagar um belo punhado de euros de táxi?
-Tá carisio.
-Vais ao multibanco e levas com "O seu saldo não lhe permite efectuar a operação"?
-Tá carisio.

E assim sucessivamente. Como vêem, é uma expressão que se usa em qualquer situação, sempre com elegância e requinte.

Isto tudo para quê?

Primeiro para homenagear um dos maiores super-heróis que por aí anda e depois para dizer que 'tá carisio' porque já acabou o dia de reis e eu não comi um nadinha que fosse de bolo-rei.

Acho mal.

11 comentários:

Alter Ego disse...

Uma verdadeira lenda viva...!

il lato nero disse...

ah, bom!
Já estava a pensar se tinhas queimado os fusíveis na passagem de ano.

E q bela homenagem a tão ilustre figura (admiro muito mentes criativas).

Eu tive uma amiga q, quando alguém vinha lamuriar-se para os lados dela, perguntava:
E o Kiko??

(E o Kiko eu tenho a ver com isso).
Se calhar devíamos apresentar as duas figuras. Era capaz de ser interessante.

MissKitsch disse...

Carisio? Pensei que fosse mais na linha do "tá caro" ou qualquer coisa que o valha... Mas sim, é original. Gosto dessas expressões que levam tud a eito, tapam qualquer buraco e no fundo não significam um pequeno boi...






p.s. fosse eu uma rapariga mais afoito e dada às tecnologias e apaga os 4 comentários... fritadeira! ;)

Mokas disse...

Epah... tá carisio gera assim um pouco de confusão, dá a entender que tá tudo bem na mesma, quando de facto ele está a expressar que tá tudo uma bosta .
Já a expressão e o Kiko ?
Epah... essa está EXCELENTE!!!!

e eu disse: Eu também não comi Bolo Rei

e tu disseste: e o Kiko ?


Abração
Bom ano

il lato nero disse...

ahahah

A primeira vez q ela me disse " e o Kiko?" eu ainda perguntei, feita parva " Kiko??? Quem é o Kiko??
ao q ela responde

"E o kiko eu tenho a ver com isso"
Na altura senti-me idiota, mas depois fartei-me de rir.

Mokas disse...

eu acho que vou começar a adoptar essa expressão....
"Como diria a Amiga da il lato nero: e o Kiko?"

acho q é lindo... =D

Ruca! disse...

ahahah por acaso a do kiko é muita boa!
faz-me lembrar aquela mitica do bôda.
ou até mesmo a do tó clismo.

ah os poetas.

adianto que existe uma versão mais extrema do 'tá carisio', que define uma situaçao em q n ha mesmo volta a dar, em q tamos completamente fodidos, tb do mesmo autor e proferida na mesma fatidica noite.

e o kiko? ahahahah

KEEP IT GOLDEN disse...

não conhecia nenhuma expressão dessas...

ensinem lá mais lol

Unknown disse...

LOL, o sr. metralha é rei mais conhecido como CR76 hehe.. pérolas destas? só mesmo na capital, "bombanela"

DANTE disse...

È caso para responder com um 'thank you very nice'
Esse tipo tem costela algarvia de certeza ;D

Um abraço

hothotheart disse...

n sei em que blog responderia. mas nao é nirvana