terça-feira, 13 de novembro de 2012

Entre Pearl Jam e Soundgarden: Matt Cameron

Sempre temi pelo regresso dos Soundgarden, desde que Matt Cameron se estabeleceu como o baterista a tempo inteiro dos Pearl Jam. Tinha para mim, que se eles voltassem, o Matt deixaria os PJ para voltar à sua banda de sempre, deixando mais uma vez a banda sem baterista. Ele que tinha estado com os Soundgarden até 1997, e que no Verão de 1998 foi convidado pela turma Jeff, Ed, Stone e Mike para os safar, depois de Jack Irons ter-se chegado aos membros dos PJ e ter dito algo do género: "Pessoal, sabem aquela tour americana com uns 25 concertos que temos agendada para começar daqui a umas semanas? Epá, não vai dar para ir. Sinto-me sem saúde nem vontade para o fazer, desculpem lá mas vou bazar da banda. Depois combinamos para ir beber um copo. Adeus."
Matt disse que não tinha nada de especial para fazer nesse Verão, pelo que  aceitou o convite e em 15 dias aprendeu 80 canções. Durante a tour, surgiu o convite para se tornar num membro permanente da banda, ao que ele anuiu, tornando-se o quinto baterista dos PJ, e o recordista em termos de longevidade, 14 anos and counting. 


Quis o destino que em 2011 os Soundgarden voltassem a juntar-se para tocar, o que acabou por dar azo à gravação de um novo disco - o muito recomendável "King Animal", que saiu ontem e mostra uma banda em grande forma, até a voz de Chris Cornell parece ressuscitada - e com ele a necessidade de mais concertos.
Diz que Matt disse logo de caras aos colegas de SG que não iria abandonar os PJ, mas que estava muito empenhado em trazer de volta a banda de "Spoonman". Assim, de um momento para o outro, Matt Cameron tornou-se no baterista com mais trabalho do mundo; ora estava na Alemanha com os Soundgarden como estava na Florida com os Pearl Jam.
Por agora, e até Fevereiro estará em tour com os Soundgarden pela América do Norte, aproveitando a paragem dos Pearl Jam, que dá tempo para a tour a solo de Eddie Vedder por estes dias nos EUA, como para Jeff Ament levar para a estrada a sua nova banda, RNDM; também Stone Gossard, envolvido com os seus Brad, que vêm à Europa em 2013 vai estando entretido, até o Mike McCready aproveita para tocar com Star Anna, Shadow e dar palestras sobre o sistema nacional de saúde americano.
Em Março, os Pearl Jam vão à América do Sul, e depois disso é que é a incógnita. Matt Cameron já desmentiu os rumores de uma tour conjunta de PJ/SG, o que o faria tocar umas 5 horas por noite, ele que faz 50 anos no fim do mês. Assim, e com o burburinho de um show de Pearl Jam em Berlim no Verão de 2013, mas também com os Soundgarden a quererem apresentar na Europa o seu comeback show, veremos o que decidem as bandas e Matt Cameron principalmente.
Fiquemos com uma das duas canções do catálogo dos PJ que contam com letra e música de Matt Cameron.

Pearl Jam - "Get Right" (2002)

1 comentário:

Pedro disse...

E pelo meio ainda fez uma perninha nos Smashing Pumpkins, em estúdio, por altura do Adore. A bateria em For Martha é toda dele! Grande baterista.

Abraço