quarta-feira, 16 de junho de 2010

Take Me To The Movies

Não tenho visto muitos filmes. Na verdade, desde o fim de LOST que ando em negação em relação a tudo o que possa sair de um ecrã de tv ou computador. É um trauma que ainda não superei.

Ainda assim, vi nos últimos tempos alguns filmes sobre os quais queria mesmo ter uma opinião.
E aqui vai ela.

1. Kick Ass
Uma grande surpresa. Um filme verdadeiramente refrescante, erigido sobre clichés mas sem se deixar cair nos buracos que estes normalmente abrem.
Esperava algo muito mais cómico/familiar mas saiu-me um filme muito equilibrado entre a dureza da violência gráfica e o estilo mais leve dos filmes teen. A miúda de 10 anos feita máquina assassina é uma jogada arriscada mas, na minha opinião, resulta muito bem. Está prometida uma sequela para 2012, que dificilmente terá o impacto deste.

2. Shutter Island
É puro cinema mas estou céptico em concordar que seja o melhor Scorsese desde "Goodfellas" (1990). O argumento é bastante bem urdido, dando vontade de ler o livro que lhe dá origem, a realização é versátil, adorei a fotografia e só é pena que Di Caprio não seja nenhum De Niro.
É um dos grandes filmes dos últimos anos, para ser revisto em breve, ainda que fique a ideia de que o fim pudesse ter sido mais trabalhado, pois a partir do twist final a narrativa como que entra em velocidade sónica e o fim chega um pouco abruptamente.

3. Alice in Wonderland
Já tinha escrito neste blog a minha descrença absoluta nesta versão meia-Burtoniana, meia-Disneyana da obra de Lewis Carrol.
Depois de ver o filme, confirmo que se trata de um filme pobrezinho, história previsível, presa no dilema de respeitar ou inovar o texto e personagens originais. Tem boas interpretações em Johnny Depp e Helena Bonham Carter, mas acaba por valer apenas pelos efeitos especiais. Um passo atrás na filmografia de Tim Burton.

1 comentário:

Dora disse...

Eu tenho o livro do Shutter Island e quando vi o filme já sabia o twist. Foi um grande filme mas o melhor depois do Goodfellas é o The Departed.