sexta-feira, 29 de abril de 2011

A boda real cheira mal

 Até porque não passa disto:


Sinceramente, não percebo que interesse poderá ter para o português médio o casamento de um principe inglês. Mas quem é que quer saber dessa merda?
Eu cá estou mais interessado em saber se vai chover logo à noite porque queria ir beber um copo ao Bairro, isso é que era uma bela boda. Essa outra que se foda, your majesty.

 
The Sex Pistols - "God Save The Queen"(1977)

So I'll just lie down and wait for the dream



And I fought back in my mind
Never lets me be right...
I got memories, I got shit
So much it don't show...

Oh, I walked the line...
When you held me in at night 
Oh, I walked the line... When you held my hand and I...

quinta-feira, 28 de abril de 2011

RUN-DRC

Derrick Rose for MVP! 

Que grande jogador! Esta época não tem rival. E os Bulls estão mesmo de volta!

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Parecemos putos. Não temos aulas amanhã.

Linda Martini - "Juventude Sónica" (2011)


Boas FÉRIAS!

Ryu, Brolin & Falcao: Shoryuken!

Curiosa a referência que Falcao fez no seu Twitter a Tomas Brolin, avançado sueco do Parma e Leeds, que fazia parte daquela grande selecção da Suécia que chegou às meias-finais do Mundial de 1994 nos EUA, e que hoje está obeso e anda metido no poker profissional.

Segundo o goleador do FC Porco, os saltos que dá quando festeja os golos são inspirados nos mesmos que dava Brolin nos seus tempos áureos (90-97), uma espécie de pirueta no ar com o braço apontado ao céu e de punho cerrado à Fidel.

E como eu adoro constatar uma referência aos clássicos! Melhor que isso só mesmo quando se apanha um clássico que por sua vez já referencia um clássico anterior. 

E é o que sucede neste caso, pois lembro-me bem de na altura se falar de que o festejo singular de Brolin era inspirado num golpe do personagem Ryu, do grandessíssimo jogo de porrada Street Fighter II, de longe o jogo no qual gastei mais moedas de 50 escudos na máquina arcade do bar da associação desportiva ao pé de minha casa.
  
O golpe em causa, o poderoso Shoryuken - partilhado também por outro personagem do jogo, Ken, a versão americana de Ryu - era um dos golpes mais devastadores do jogo, um gajo que apanhasse uma murraça daquelas podia contar com cerca de 1/3 da barra de energia a ir de saco. Ah, e foi de resto com um destes que o Sagat, um dos bosses do jogo, ficou com aquela cicatriz na peitaça no 1º Street Fighter, cortesia do nobre guerreiro que era Ryu, como se pode ver nesta imagem do álbum manga que conta a história.

Demasiado nerd? Talvez. Mas é bonito ver uma série de referências em cadeia como esta, que consegue unir dois domínios da cultura popular tão distantes, como os jogos de porrada e o futebol. Bem, se calhar não são assim tão distantes...

terça-feira, 19 de abril de 2011

Slicing up eyeballs, I want you to know

Fez ontem 22 anos que foi lançado "Doolittle" dos Pixies. Não é uma efeméride redonda, mas é uma boa desculpa para recordar este que é um dos melhores discos de sempre, daqueles cujo alinhamento é um verdadeiro best of, 15 canções que ainda hoje são verdadeiros hinos, como esta "Debaser", música inspirada numa curta-metragem surrealista de 1929 de Luis Buñuel com a ajuda de Salvador Dalí:

> 
Pixies- Debaser (1989)

segunda-feira, 18 de abril de 2011

A Hard Rain's A-Gonna Fall

 foto deste flickr



Ter ido jogar à bola esta noite debaixo de um dilúvio bíblico foi das situações mais extremas dos últimos tempos. Mas teve a sua graça. 
Agora o que não vai ter ponta de piada vai ser a chuva e o frio que vai estar nas mini-férias da Páscoa, cacete! Quem foi o cabrão que disse que "Carnaval molhado, Páscoa enxuta"?

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Vitalogy: O disco

Muito bem, está crise. E 36 dólares davam para uns quantos enlatados em promoção no minipreço ou com 50% de desconto em cartão continente, mas há prioridades na vida de um homem das quais não se pode fugir. Acabo de encomendar via pearljam.com a reedição em vinil de "Vitalogy" (1994), que é sem qualquer espécie de dúvida, o disco de uma vida, a minha.


quinta-feira, 14 de abril de 2011

Thirteen's back



Foi grande o último episódio de House (7x18), que marcou o regresso de Olivia Wilde à série, depois de ter saído para se poder dedicar aos seus compromissos no cinema (Tron, 72 Horas, Cowboys & Aliens, etc.). E em boa hora, pois vem dar mais sainete à série, que estava muito pobre de gajas desde que ela tinha saído. Ok, a Cuddy é uma milf a ter em conta e a roliça Masters também não é ruim, mas a Thirteen... é a Thirteen.
Sem querer lançar spoilers, este episódio foi mesmo bom, muito acima dos últimos demasiado obcecados com a relação ou falta dela entre House e Cuddy (isto não é spoiler, já dura há 150 episódios), pois ficamos a saber o que aconteceu à Thirteen durante o último ano, desde que pediu uma licença sem vencimento e saiu da equipa do House. Muitos dizem que 'já deu o que tinha a dar', mas esta série, apesar de ter momentos menos brilhantes, continua a ser uma das melhores da década.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Barefoot Ted dos subúrbios

A nova colecção 2011 dos FiveFingers da Vibram já saiu e acho que foram estes Komodo Sport que levaram o Fernando Mendes a criar aquela sua buçal expressão "Espectáááááááculo", ele de resto conhecido e óbvio adepto do barefoot running, que só não pratica porque não há FiveFingers que lhe entrem naqueles presuntos. A mim dava-me jeito um patrocinador, um mecenas, um FMI dos descalços, caso contrário terei mesmo de rebentar cento e tal paus num par. 
Está aí o bom tempo, go barefoot! Ou então não, calcem-se, que isto é para gente parva, segundo me disseram.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

"I hope this song will guide you home"

Acho que já ouvi esta canção umas 25 vezes hoje e podia ouvir outras tantas mas foda-se amanhã já é 2ªfeira, sinónimo de amargar cedo pelo que vou ter de pensar em me ir deitando, mas vou só ouvir mais uma vez. 
Trata-se de uma enorme versão do senhor Sam Beam, de seu nome artístico Iron & Wine, de um original de The Postal Service já de si bastante grande. Ambas fazem parte do maxi-single de "Such Great Heights" que eu tenho absolutamente de comprar.


Iron & Wine - "Such Great Heights" (2003)
Boa semana.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Não se faz, Manu. Não se faz.

Se yo fuera Maradona, nada disto acontecia que eu dizia-lhe para vir tocar cá a casa.  
É... Ando há tanto tempo há espera que o Manu Chao cá venha e este gajo vai-me voltar na altura do SBSR, e em Gaia. Grande sacana! 

   
Manu Chao - "La Vida Tombola" (2007) 



Bom fds.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Happy Birthday, Mr. McCready


Hoje faz 17 anos que morreu Kurt Cobain, o maior ícone do rock das últimas décadas, e 9 anos que morreu Layne Staley, o vocalista dos Alice In Chains, uma das grandes bandas dos 90's.
Mas celebremos os vivos. Mike McCready, arguably o melhor guitarrista do mundo, faz hoje 45 anos.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

LCD Soundsystem saem de cena em grande

Depois de 4 shows no Terminal 5, um clube em Hell's Kitchen com capacidade para 3 000 pessoas, os LCD Soundsystem de James Murphy deram o seu último concerto de sempre - até à próxima comeback tour, digo eu - no passado sábado, para mais de 20 000 fãs, na mais mítica sala da sua cidade: o Madison Square Garden de NYC. 
Um dos muitos momentos altos foi a participação nas back vocals dos Arcade Fire (na verdade só os irmãos Butler, a pequenota Regine e o baterista Jeremy) na canção "North-American Scum".
O concerto foi transmitido em directo pela Pitchfork e o vídeo do mesmo já pode ser encontrado em mil sítios para quem quiser sacá-lo. Também podem ver uma boa parte no Youtube.

LCD Soundsystem + Arcade Fire - "North-American Scum" (NY

Tive a oportunidade de ver 3 vezes LCD Soundsystem, no Sudoeste de 2005 ainda no palco secundário, no SBSR de 2007 já no palco principal e no Alive do ano passado, a encerrarem o último dia tocando depois de Pearl Jam. E se me esquecer do último que foi fraquito e curto, fico com grandes recordações. Em 2005, com um James muito mais hiper-activo e  one man show no Sw e em 2007 já com uma grande banda a acompanhá-lo, a dar um concerto de encher o olho. Em disco, continuo a achar o primeiro disco o melhor, mas os outros dois também não são nada que envergonhe ninguém, muito pelo contrário. Uma das bandas cruciais dos anos 00.

Total Film e Empire em Portugal

Está boa, duas boas revistas britânicas de cinema com edição portuguesa em Abril. Eu cá não sabia de nada. Na 6ªfeira vi a Total Film ao lado da Visão e da Sábado numa banca de jornais e pensei, "este quiosque está muito à frente, a vender revistas de cinema inglesas, assim à babuja no meio das portuguesas." Mas depois reparei melhor.
Apesar de nunca ter lido a Total Film inglesa, tenho o site totalfilm.com entre os meus favoritos de cinema, assim como o site da revista Empire, que fiquei a saber aqui que também terá edição portuguesa ainda este mês. 
Abril é um bom mês para os leitores de cinema. Ao almoço vou comprar a Total Film (que também já tem site em português), para ver o que a casa gasta e tentar perceber quantos meses poderá durar a publicação. 

Entretanto, não tenho visto grandes obras. Fui ver finalmente o "The King's Speech", é um filme jeitoso e aceito perfeitamente o Oscar para Colin Firth, e muito-muito-muito-mas mesmo-muito no limite o de melhor filme e realizador, mas não consigo conceber que uma historinha destas tenha ganho o melhor argumento original. Um perfeito absurdo.
Uma boa surpresa que vi recentemente foi o thriller "Unthinkable", de 2010. Tem três prestações muito sólidas de Samuel L. Jackson, Carrie-Ann Moss e Michael Sheen, e um argumento, que versa sobre o terrorismo islâmico nos EUA, que apesar do final algo previsível, consegue manter a tensão da trama e entre personagens sempre alta ao longo do filme.

Até logo.

Sim senhor, grande jogo

Este.

sábado, 2 de abril de 2011

Se estiverem dispostos a perder o Benfica-Porto, essa final do Mundial


Amanhã à noite (e 2ªfeira também) há B Fachada no Teatro Maria Matos, para apresentar "É pra meninos", o melhor disco de 2010 segundo esse influente opinion-maker que sou eu. Só 6€.

B Fachada - "Questões de Moral" (2010)


Eu cá vou no domingo, mas se não, ia ao MusicBox à mesma hora para ver Ted Leo & The Pharmacists, uma banda americana muito fixe que nunca veio cá, talvez por não serem grandes na Europa, apesar de serem uns indie cult heroes do lado de lá do Atlãntico. Só 8€.
 Ted Leo & The Pharmacists - "Where Have All The Rudeboys Gone?"(2004)

Fica a sugestão.